O novo imposto é de 0,9%, dividido igualmente entre quem paga e quem recebe. Uma nova versão do “imposto do cheque”.
Em recente entrevista, o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, detalha a proposta de reforma tributária que será apresentada pelo governo e inclui a criação de um novo tributo, a Contribuição Previdenciária (CP), que vai incidir sobre todas as transações financeiras, com alíquota de 0,9% entre as duas pontas da operação (quem paga e quem recebe).
Segundo ele, até fiéis de igrejas deverão pagar o imposto quando contribuírem com o dízimo e o novo tributo substituirá a contribuição previdenciária sobre os salários.
Com a proposta, o secretário acredita que conseguirá convencer o setor de serviços a aceitar a criação do Imposto Único Federal, que unificará quatro tributos, com alíquota de cerca de 14%: PIS, Cofins, uma parte do IOF e o IPI.
Hoje, dia 30 de abril, é o último dia para a entrega da declaração do IR de 2019. Os contribuintes têm até as 23h59min (horário de Brasília), para enviar os dados à Receita Federal. Quem não entregar no prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês.