No período de dezembro do ano passado a março deste ano, a Prefeitura de Macapá, com o programa Macapaluz, recuperou 2.157 pontos de iluminação, sendo 1.124 lâmpadas de LED 50W, 222 LED 100W e 811 LED 130W. Esse número de luminárias foi distribuído em 70 bairros das zonas leste, oeste, norte e sul da cidade, nos distritos do Coração, Fazendinha, Maruanum, Santo Antônio, Lontra e Abacate da Pedreira. Além de 26 praças e arenas.
Também foram feitas 6.647 intervenções de melhorias, com substituições de relés, reatores e suporte de luminárias (conhecidos como braços). O secretário especial de Iluminação Pública, Claudiomar Rosa, ressalta o funcionamento dessa nova tecnologia para a capital. “Avaliamos positivamente a durabilidade da luminária em LED, é mais demorada, ela dura cerca de 45 a 50 mil horas, com uma energia bem cuidada, que, infelizmente, não temos. Ela dura bastante, em torno de seis, sete anos”.
“Esse tipo de iluminação ainda está em fase de teste no município. O projeto piloto, com mais de 2.150 lâmpadas, já deu para mostrar que esse tipo de luminária gera 20% de economia no consumo da energia pública, com uma luz de cor branca, que dá uma visibilidade e uma segurança maior. Também garantimos em uma articulação com o senador Davi Alcolumbre, que se comprometeu em viabilizar recursos federais, a aquisição de luminárias de LED e equipamentos”, completa o secretário Claudiomar.
O levantamento foi feito pelos técnicos da Secretaria Especial de Iluminação Pública, em conjunto com a equipe da empresa responsável pelos serviços de manutenção da rede de iluminação pública de Macapá.