Iniciou na quarta-feira (17), o curso de Montador de Móveis para jovens em situação de vulnerabilidade social, do município de Santana, ofertado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Santana (PJIJS) e o Lar Bethânia, por meio do Instituto Marcelo Cândia, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Móveis e Eletrodomésticos do Estado do Amapá (Sindmóveis), Instituto Inova e os grupos empresariais Domestilar e Center Kennedy. A aula inaugural foi realizada na casa de acolhimento e contou com a presença do secretário-geral do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Paulo Celso Ramos dos Santos, representando a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei, do corregedor-geral adjunto, procurador de Justiça Jair Quintas, e do prefeito de Santana, Ofirney Sadala, bem como autoridades, empresários e familiares dos alunos.

Com o assessoramento do Centro de Apoio Operacional a Infância, Juventude e Educação (CAOP-IJE), os promotores de Justiça Miguel Angel Ferreira e José Cantuária Barreto, titulares da Promotoria da Infância e Juventude de Santana, buscaram as empresas privadas para formarem a parceria, que tem como objetivo qualificar os jovens para que sejam inseridos no mercado de trabalho, proporcionando melhor qualidade de vida a eles e, consequentemente suas famílias.

A diretora do Lar Betânia, irmã Daiane Cássia Leonel, deu as boas-vindas aos presentes e aos 30 alunos aprovados no processo de seleção que contou com 130 inscritos. Ela reforçou a importância da parceria firmada com o MP-AP na busca por melhores perspectivas para a juventude do segundo maior município do Estado. A presidente do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro, destacou a importância da parceria firmada e que todos os profissionais qualificados serão cadastrados pela instituição que representa.

O presidente do Sistema Fecomércio Amapá-IPDC-Sesc-Senac, Eliezir Viterbino, falou da união de esforços para criar essas oportunidades que os alunos selecionados não devem deixar passar. A chance de ter uma qualificação ao final do curso também foi abordada pelo representante da Center Kennedy e presidente do Sindmóveis, Edevaldo Xavier de Oliveira, que também destacou a participação de empresas instaladas em Santana, parceiras no projeto, como a loja A Credilar, e pelo representante da Domestilar, Cristiano Vasquez Nunes, que falou, ainda, das condições favoráveis do mercado para absorver essa mão de obra.

Paulo Celso e Jair Quintas parabenizaram os membros do MP-AP, Miguel Angel e José Barreto, pela iniciativa e concretização do projeto para jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos profissionalizantes, e incentivaram os alunos a aproveitarem e se dedicarem para concluir a formação.

“É um sonho para nós a realização deste projeto(…). Nós nos realizamos quando conseguimos dar aos jovens oportunidades para uma vida melhor, e esperamos que vocês que estão aqui, concluam este curso”, manifestou José Barreto, reforçando a necessidade de dedicação para que tenham êxito ao final da capacitação, pois a ideia surgiu da enorme carência de montadores qualificados para o setor de móveis. Miguel Angel agradeceu aos parceiros, destacou a determinação e compromisso social das empresas Domestilar e Center Kennedy, nas pessoas de Jaime Nunes e Edevaldo Oliveira, que acreditaram no projeto e abraçaram a causa para concretização do curso, para o qual também pediu o esforço dos jovens. “Tenho certeza que todos vocês irão agarrar esta oportunidade e, ao final, sairão daqui como profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, finalizou o membro do MP-AP.

Montador Empreendedor

A coordenadora de Recursos Humanos da Domestilar, Andrea Franco, apresentou o professor-instrutor que é ex-aluno do curso, Ronaldo Farias, e informou sobre a metodologia e carga horária, com um total de 88h/aula, sendo 60 horas de aulas práticas. Todos os alunos receberão equipamentos de segurança (EPI), um kit de ferramentas, doado pelo Sindmóveis, e terão seguro de vida e acidentes, além de vale-transporte.
Ao final da aula inaugural, todos os presentes foram visitar as instalações do Lar Betânia, onde será ministrado o curso de Montador de Móveis.