A nova orla de Macapá, que compõe obras no Jandiá, arena de esportes radicais, Praça Jaci Barata Jucá e orla do Santa Inês até o Araxá.
A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) apresentou na sexta-feira, dia 5 de abril, o Projeto de Arquitetura Paisagística da Orla da Cidade à Caixa Econômica Federal. A representante da Caixa, Ângela Merecia, ouviu atentamente os arquitetos urbanistas Alessandra Gizella da Silva e José Luiz Brenna.
O projeto foi elaborado pela arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, considerada uma das mais importantes na história do paisagismo brasileiro contemporâneo.
A nova orla de Macapá, que compõe obras no Jandiá, arena de esportes radicais, Praça Jaci Barata Jucá e orla do Santa Inês até o Araxá, contará com restaurantes, lanchonetes, área para pequenos shows, quadra poliesportiva, campo de futebol, iluminação cênica, espelho d’água e luminotécnica.
Com a obra, o Município visa agregar aos espaços públicos a sustentabilidade e fazer com que sejam ocupados pela população, sempre respeitando a natureza e as peculiaridades do município.
O projeto também prevê a construção de um mirante na área da beira-rio, em frente à residência oficial do governador, além de construção de um pequeno trapiche para que as pessoas possam chegar ao rio Amazonas.
O subsecretário de Governo, Edvan Barros, explicou que esses projetos são importantes para a cidade. “Estamos na etapa de consolidar o projeto-base para poder licitar. Por isso, hoje apresentamos o projeto à Caixa, que é quem irá repassar os recursos para a execução, para que conheça o objeto, que depois irá refletir diretamente na população”, esclareceu. A obra será feita por meio de emenda parlamentar e está estimada em R$ 8 milhões.
A arquiteta Alessandra ressaltou que foi feito um levantamento topográfico de toda a área que será trabalhada. “A proposta é trabalhar com o conceito de urbanístico, proporcionando beleza, sofisticação e sustentabilidade”, explicou.