Por riscos na contenção a barragem Mario Cruz, localizada no município de Pedra Branca do Amapari (AP), foi interditada pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A barragem pertence à empresa Zamin Amapá Mineração S.A. Interdição foi feita após denúncias de riscos de rompimento. As autoridades querem que o empresário providencie ações para evitar uma tragédia no Estado amapaense.

CORRIDA DO FOGO
Estão abertas as inscrições da tradicional Corrida do Fogo, organizada pelo Corpo de Bombeiros do Amapá. Será a 44ª edição do evento, cuja expectativa é de 2 mil corredores este ano. A corrida, com percurso de 10km, acontece no dia 7 de julho. As inscrições serão divididas em dois blocos. O primeiro até o dia 10 de maio, ao valor de R$ 60,00 e o segundo lote a partir do dia 11 de maio até o dia 23 de junho, a R$ 70,00.

PRODUÇÃO DE GRÃOS
Segundo informações do setor produtivo, o Amapá poderá diminuir em mais de 15% em 2019 a produção de grãos. O comparativo é em relação ao ano passado. O motivo seria a falta de resoluções que envolvem renovação das licenças ambientais e regularização fundiária no Estado. O segmento inicia o plantio este ano com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As orientações são sobre o calendário agrícola para garantir segurança climática e melhoramento da produtividade. No Amapá a janela de plantio de soja se dá entre os meses de dezembro e maio.

SENADOR LUCAS BARRETO
O senador Lucas Barreto (PSD-AP) detalhou na quarta-feira, dia 3 de março o Projeto de lei (PL 1.716/2019), de sua autoria, que condiciona a matrícula no ensino infantil e fundamental à comprovação de imunização através da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) ou documento que a substitua. Ele ressaltou que é preciso união do Congresso para ampliar a vacinação nos estados. E lembrou que o Amapá superou a meta de vacinação em 2018.

PACOTE ANTICRIME
Projeto do pacote anticrime que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) estabelece que crimes comuns relacionados a caixa 2 em campanhas eleitorais deverão ser analisados pela Justiça comum. Assim, o processo e o julgamento de crimes conexos aos crimes eleitorais não serão atribuição da Justiça Eleitoral, como havia decidido, em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF).

RECONHECIMENTO
O ministro da Economia, Paulo Guedes, insistiu que o atual sistema previdenciário “está condenado”, mas reconheceu que caberá ao Congresso definir os pontos que permanecerão na reforma da Previdência. Por quase seis horas e meia, ele participou de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, que analisa a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19.