Um voo, com aproximadamente 15 pessoas, que saía na tarde de sábado (30) do Aeroporto Val de Cans, em Belém, com destino a Macapá, foi cancelado após uma garça ser tragada para dentro da turbina da aeronave. O momento em que o avião, um Boeing da empresa Azul Linhas Aéreas, suspende a decolagem, por conta do fato inusitado, foi registrado e divulgado em redes sociais. A situação assustou a tripulação e, segundo testemunhas, pessoas passaram mal e tiveram que receber atendimento médico.

A MORTE DOS PEIXES
Um vídeo feito por moradores ribeirinhos, esta semana, mostra centenas de peixes mortos numa área do Rio Araguari que ainda não tinha experimentado episódios do tipo. O trecho atingido fica dentro do município de Porto Grande, cidade a 105 km de Macapá. Todas as ocorrências anteriores de mortandades de peixes haviam acontecido em áreas ribeirinhas do município de Ferreira Gomes, onde funcionam as hidrelétricas Ferreira Gomes Energia e Cachoeira Caldeirão.

NOS BASTIDORES
Uma reunião realizada sexta-feira, dia 29, na residência do vereador Marcelo Dias (PPS), mostra que a candidatura dele à presidência da Câmara de Macapá ganhou ainda mais força. Dos 23 parlamentares da Casa 13 estavam presentes e já declararam apoio a ele, e esse número pode aumentar. Marcelo Dias deve bater chapa com Ruzivan Pontes (SD), eleito no pleito que foi cancelado pela justiça, esta semana.

REGRA E LIMPEZA
Os moradores de área de ressaca, em Macapá, em regra não cuidam do lixo que acaba ficando nas baixadas. Na 11ª Avenida do Bairro Congós, na zona sul da capital, o caso é diferente. Em busca de qualidade de vida, um grupo de moradores faz questão de manter o lugar limpo. Os cuidados são para evitar transbordamentos, doenças, animais inconvenientes e diversos outros problemas. No local há outras medidas corretas aplicadas– como a proibição do tráfego de motocicletas – , o que acaba preservando e dando durabilidade para a passarela.

CONSÓRCIO DA AMAZÔNIA
O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel Carlos Souza, acredita que o Consórcio da Amazônia, criado no dia 29/03 vai reduzir em muito os custos com aquisição de viaturas e equipamentos para as forças de segurança. Também houve consenso sobre o fortalecimento da vigilância nas fronteiras. O Consórcio Interestadual da Amazônia é formado pelo Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso.

O OVO DAS OBRAS
O Amapá poderá receber até R$ 1 bilhão nos próximos três anos para a conclusão de obras, caso a PEC 34/2019 seja aprovada. A proposta está em tramitação no Senado Federal e deve ser votada na próxima semana e obriga o governo federal a pagar as emendas de bancada, aumentando o poder do Orçamento Impositivo. A matéria chegou ao Senado após a aprovação na Câmara dos Deputados no último dia 26 de março. O senador da REDE pelo Amapá, vincula o dinheiro à conclusão da BR-156, a Perimetral Norte, hospitais, escolas e outras obras.