Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

No próximo domingo nós todos paramos para reverenciar o Dia das Mães, isso mesmo, com letras maiúsculas, pela importância e significado do dia.
A mãe é esse ser ao qual todos os filhos devem respeito e reconhecimento por tudo o que representa no conceito familiar e social, sempre com significados diferentes e de acordo com o momento de um filho ou de uma filha.
A mãe de cada um de nós é um tesouro. Pouco importa a condição financeira, intelectual, de influência. Mãe, além de ser aquela mulher que nos guarda, em seu próprio corpo, durante 9 meses, é aquela que vibra quando, pela primeira vez vê o seu rosto. Daí em diante, mesmo com todas as necessidades do recém-nascido, tudo é por conta e ordem da mãe, comando por um amor diferente e intenso e praticado através do atendimento de todas as necessidades.
Daí em diante a vida segue da infância, adolescência, juventude e a fase adulta e, mesmo assim, com todas essas mudanças o fio condutor permanece aceso, adaptando-se a cada fase e sendo testada a cada nova necessidade.
Às vezes o adulto esquece de que precisa compreender que a importância da orientação da mãe e só busca retomar essa relação quando o assunto ou problema é muito difícil e a ansiedade começa a exigir que volte às origens e se aconselhe com mãe, que sempre tem uma luz de reserva que entrega para o seu filho lastreado com amor e com a mesma intensidade que experimento nas fases iniciais da vida.
Entendo que respeitar e amar a nossa mãe define a nossa própria personalidade e indica o quanto estamos preparados para entender o que é família e o que é vida em família.
Cada um de nós pode perceber que a mãe está sempre disponível para nos ouvir, nos orientar, nos aconselhando para enfrentar o problema que se nos apresenta, seja qual for e que tenha a dificuldade que tiver. A mãe de cada um de nós é sempre desbravadora da nossa mente, orientadora de nossas iniciativas e amorosa a qualquer tempo e em qualquer dificuldade.
Pois é essa mulher que estará no centro das atenções domingo, mas, mesmo assim, pode esperar, é ela quem vai continuar nos ensinando, com sua humildade, sua sabedoria e seu amor especial.
Feliz Dia das Mães a todas as famílias amapaenses e brasileiras.