O presidente do Congresso Davi Alcolumbre esteve na entrega do 53.º equipamento de saúde à população do município de Macapá.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, inaugurou na segunda-feira, dia 20 de maio, a Unidade Básica de Saúde da comunidade quilombola de Ilha Redonda. Esse é o 53º equipamento de saúde entregue à população do município.
A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, falou da alegria em entregar 53 estabelecimentos de saúde à população de Macapá.
“Essa UBS foi tão sonhada por cada um de nós quanto foi pela comunidade. Isso graças ao senador Davi, que não mediu esforços para que pudesse acontecer. Hoje, entregamos essa unidade que foi construída para atender a realidade dessa região”, disse.
Para a construção do novo espaço, foi destinada emenda parlamentar do senador Davi, no valor de R$ 409.600,00, e contrapartida da prefeitura, no montante de R$ 34.752,00.
“Essa obra é fruto do nosso trabalho de parlamentar, e eu fiz questão de estar aqui para verificar o resultado e, principalmente, constatar os avanços que a saúde municipal está tendo. Afinal, o prefeito Clécio está reestruturando essa área no município de Macapá”, afirmou.
A unidade possui espaço com cinco consultórios, farmácia, sala de vacina, curativo, e também conta com uma novidade, que é a implantação do gabinete odontológico, que fará procedimentos como restauração, profilaxia e extração, entre outros. O prefeito Clécio destacou a importância das lideranças comunitárias no processo.
“Antes de construirmos a UBS, teve a luta das lideranças comunitárias para chegar a esse momento. Mas também precisamos chamar as pessoas para cuidar da UBS juntos, pois não adianta entregarmos um prédio se todo mundo não ajudar a cuidar. Afinal, essa unidade irá servir para salvar vidas, então temos que cuidar dela”, solicitou.
A pedido da comunidade, a UBS passa a ter o nome de uma ilustre moradora da região, Maria Manoela Rodrigues. Remanescente daquele quilombo, Maria Máxima, como era popularmente conhecida, foi uma das primeiras moradoras da ilha e, junto do marido e dos sete filhos, desenvolveu a agricultura familiar na região que ajudou muitas outras famílias.
Maria Máxima faleceu em 1991 aos 108 anos. A filha da homenageada, Raimunda dos Santos, agradeceu a homenagem à sua mãe. “Estou muito feliz pelo reconhecimento feito pela comunidade, minha mãe ajudou a construir este local”, contou.
“Nós já entramos com a proposição para o nome da UBS e acreditamos que durante esta semana que hoje termina será aprovada pela câmara”, informou o vereador Gian do NAE, autor do Projeto de Lei que denomina a UBS com o nome de Maria Manoela Rodrigues.