A unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima está necessitando de ampliação ou de ajuste para a colocação de mais máquinas de hemodiálise. Os três turnos regulares estão completamente lotados obrigando a adoção de um turno especial destinado a receber os paciente mais recentes. Este turno, o 4.º, é atendido conforme a lista de chegada e mesmo os que chegam muito sedo aguardam, por até três horas, o atendimento.

HEMODIÁLISE
A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. São 33 máquinas em funcionamento e atendendo na Unidade de Hemodiálise do HCAL, contando com equipe médica e de enfermagem dedicadas e que procuram amenizar as dificuldades dos pacientes que ali vão receber o tratamento.

INTERNET EM CALÇOENE
Provavelmente seja o município amapaense que mais está precisando de atenção das autoridades do Estado, os problemas sociais se acumulam e os serviços que são razoavelmente prestados em outros municípios amapaenses, em Calçoene estão enfrentando toda sorte de problemas. Sem correio, sem banco público e, praticamente sem internet, o município que está com um prefeito interino, vê a sua sede em um estágio de muitas dificuldades. Pede socorro!
.
RECLAMAÇÃO
Os profissionais de engenharia estão reclamando pela completa paralisia em que se encontram os projetos que estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes. Mesmo com rodovias estaduais em precárias condições e pontes em estado de alerta com relação à sua estabilidade, mesmo assim os profissionais estão atendendo apenas questões burocráticas e nada mais. Um grande erro da gestão.

NÃO ENTROU
Apesar das dificuldades que o Estado do Amapá atravessa há algum tempo, sem condições de investir qualquer real na ampliação do atendimento dos contribuintes e pagando, em parcelas, o salário dos funcionários do Governo, o estado continua pousando de que se encontra com as contas equilibradas. Claro que, por isso, está também completamente parado. Há questões aí que não são reveladas.

DÉCADA PERDIDA
Estamos estudando, em profundidade, a questão do desempenho do Estado do Amapá nesta década, tendo como “ponto zero” o ano de 2010, apenas como referência. Os dados iniciais indicam que o Amapá não avançou ou avançou muito pouco na sua régua de medir o desenvolvimento. Alguns observadores da situação colocam que, na administração de “fulano” o Amapá evoluiu. Acontece que o gestor seguinte, abandonou até mesmo as boas iniciativas. A conclusão é que se trata mesmo de uma década perdida.