Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A lógica de uma campanha política, que apresenta um candidato para organizar os interesses da sociedade, aplicar bem o resultado da contribuição de todos através dos tributos que paga obrigatoriamente, passa por profundas modificações em sua definição.
Aqueles que prometem por prometer apresentam propostas que jamais serão executadas, fazem promessa que sabem que não vão cumprir, não estão sintonizados coma realidade e, por isso, estão sendo eliminados do processo político e vêem o seu patrimônio eleitoral se desfazer contínua e progressivamente.
É natural que esse movimento anime outras pessoas a inserir-se como alternativa que possa dar velocidade no enfrentamento das questões que são priorizadas pela população e que refletem, positivamente no geral, ou como exemplo ou mesmo como um novo rumo que pode ser explorado por muitos.
Nosso ambiente administrativo no Amapá – está claro – precisa ser mudado para melhor, testando outros valores, buscando novas fórmulas para resolver os novos e os antigos problemas que se acumularam ao longo desse tempo.
Mesmo com muito esforço, as administrações municipais sofrem as consequências da paralisia da administração estadual. Os planos e projetos ficam prejudicados pela falta de complementação, pois, afinal de contas, se imagina as administrações municipais, com sua independência orçamentária e financeira, parte de uma diretriz técnica geral, em que os esforços possam ser somados e os sacrifícios divididos.
Isso passou a ser impraticável desde o momento em que o Governo do Estado passou a olhar, unicamente, para o seu umbigo, sem reconhecer a importância das gestões municipais de todos os 16 municípios do Estado, muito embora, aqui e acolá, seja colocado um marco dizendo o contrário, muito mais para explorar o potencial político deste ou daquele prefeito municipal ou conjunto de vereadores de um município.
As eleições municipais estão marcadas para o dia 4 de outubro de 2020. Falta muito tempo ainda, mas já está sendo objeto de tratativas sérias e de muita especulação.