No Amapá, a taxa de desocupação no 1º trimestre de 2019 foi de 20,2%, 0,6 ponto percentual acima do trimestre anterior (19,6%) e 1,3 ponto percentual abaixo do 1º trimestre de 2018 (21,5%). Com esse resultado, chega-se ao 6º trimestre seguido com o pior desempenho no mercado de trabalho nacional. Dos 29 semestres divulgados a partir de janeiro de 2012, o Amapá ficou nessa colocação em 16 deles (55%); nos demais trimestres, ficou entre segundo e quinto pior desempenho.

DPVAT
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado pode votar hoje, dia 21, o relatório do senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) que desburocratiza o acesso ao Seguro DPVAT, também conhecido como “seguro obrigatório”, para vítimas de acidentes no trânsito que sofram com lesões físicas ou psicológicas permanentes. Pelo texto, qualquer médico que seja servidor público federal, estadual ou municipal poderá certificar a sequela por meio de laudo, possibilitando com isso o recebimento do seguro obrigatório.

FRRANQUIA MÍNIMA
O Plenário da Câmara dos Deputados terá oito medidas provisórias para analisar nos dias 21 a 23, com destaque para aquela que autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas com sede no Brasil (MP 863/18). Ela perde a vigência no dia 27 de maio. De acordo com o projeto de lei de conversão, de autoria do senador Roberto Rocha, outros pontos são incluídos no relatório, como a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional.

VIROU RÉ
O juiz federal Jucélio Fleury Neto, da 4ª Vara Criminal da Seção Judiciária do Amapá, aceitou denúncia ofertada contra a ex-deputada federal Joziane Araújo Nascimento (Jozi Araújo), ex-presidente da Federação das Indústrias do Amapá (Fieap). A acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) tem a ver com o crime de falsidade ideológica, em processo que foi autuada em outubro do ano passado.

VISTO EM NOVENTA DIAS
O cônsul francês no Amapá, Fabien Roger Gilbert Fourtnet informou aos integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa que a emissão de vistos no estado deve começar em 90 dias. A Agência Consular instalada em Macapá é a única em todo o mundo a ofertar o serviço. O cônsul esclareceu ainda que apenas as pessoas que moram no Amapá serão assistidas pelo serviço. Pessoas de outras unidades da federação brasileira que queiram o visto deverão recorrer a Brasília.

PREOCUPAÇÃO PAPAL
Em uma audiência aos membros da Associação Católica de Agentes de Saúde, por ocasião do 40º aniversário da sua fundação, o Papa Francisco elogiou os avanços médicos que permitiram identificar e curar um grande número de doenças – entretanto, mostrou-se preocupado com a transformação em empresas dos serviços de saúde que podem colocar em primeiro plano a redução de custos deixando prejudicado o foco na doença e no próprio paciente.