A Constituição Federal da República Brasileira garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Considerado bem de uso comum, e essencial à qualidade de vida, “o meio ambiente deve ser preservado para as presentes e futuras gerações”, diz a Lei Maior. Em 2010 entrou em vigor a Lei n.º 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com a promessa de importantes novidades, mas, para decepção de muitos ela não funcionou.

O PROBLEMA
O problema persiste, passados nove anos. Pelo texto, todos os lixões deveriam ser fechados até 2014. Isso não aconteceu. A maioria das cidades ainda mantém depósitos de lixo sem qualquer tratamento. Se continuarmos nesta balada, só cumpriremos o objetivo de reduzir os impactos do lixo em 2.060. Mas o prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) terminara em 2.030, o que parece muito próximo considerando a velocidade com que as Administrações Públicas tratam o assunto. Hora de rever a Lei?

NÃO ESQUEÇAM
Um alerta para as autoridades que administram os interesses da população do Estado, e especialmente, as de Macapá e Santana. Depois de gastar 200 milhões para entregar a estação de passageiros do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, ainda por terminar, a “bola da vez” é a construção de um terminal de passageiros para aqueles que viajam, de barco a motor, pelas águas do Rio Amazonas e seus afluentes. O sol castiga demais os que preferem esse modo de transporte de pessoas.

AÇAÍ NOSSO
O açaí continua dando dor de cabeça para aquele que se acostumou a fazer dele um complemento importante das refeições diárias. O preço alto é o principal fator que está impedindo o consumo para as pessoas mais carentes e que estão utilizando do mínimo para consumir como se fosse sobremesa e não mais o prato principal. Com o preço acima de 10 reais e meio quilo de farinha por 5 reais, havemos de concordar que a situação está difícil para manter a tradição ou o costume.

ÁGUA SOBRE O ASFALTO
Os alagamentos de ruas e avenidas de Macapá, além dos transtornos e prejuízos que trazem para as pessoas moradoras das casas invadidas pelas águas, também deixam um problema de futuro imediato para a municipalidade. A água sobre as pistas de asfalto ataca violentamente o pavimento e provoca a falência da resistência desse pavimento, por melhor que seja o solo, diminuindo a sua durabilidade e provocando a falência de toda a via.

PARTIDOS RETIRAM A PALAVRA “PARTIDO” DO NOME
Desde quando o Partido da Frente Liberal passou a se chamar Democratas que os outros partidos começaram a avaliar o próprio nome ou a sua composição. O fato é que, até agora pelo menos mais sete partidos mudaram o nome: o PTN mudou para Podemos; o PEN mudou para Patriotas; o PT do B mudou para Avante; o PP para Progressistas; o PPS para Cidadania; o PSDC para Democrata Cristão; e está em fase de mudança o PRB que se chamará Republicano. O PMDB também já tirou o partido do nome e agora se chama MDB.