Pais, crianças e adolescentes envolvidos em processos de separação participarão da 2ª Oficina de Parentalidade de 2019.
A oficina será realizada pela Central de Conciliação do Fórum de Macapá no dia 26 de Junho, das 14 às 18 horas. O Fórum Des. Leal de Mira fica localizado na Av. FAB, 1944 – Central.
A realização desta ação tem como objetivo combater a alienação parental, prevista na lei 12.318/2010, e mostrar para os pais e filhos que a separação do casal não extingue o vínculo familiar.
A supervisora da Central, Ana Lúcia Rocha da Costa, explica que a oficina pretende alertar sobre o risco que os pais correm em impedir que o outro mantenha um vínculo com o filho em comum. E para as crianças e adolescentes serão explicados os motivos do divórcio, frisando que eles não são os causadores da separação.
“Além de ensinar como controlar as emoções, se abrir para as mudanças e entender que a família não acabou e que seus pais continuarão sendo seus pais”, detalhou Ana Lúcia.
A servidora informou também que por conta do grande número de processos encaminhados pelas quatro varas de família para a Central de Conciliação, será feita uma triagem dessas demandas.
“A oficina será direcionada para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. Serão selecionados as crianças e adolescentes com real necessidade e com maior probabilidade de alienação parental”, explicou.