Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

Amanhã é Dia dos Namorados!
A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro.
Santo Antônio é o protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.
Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um namorado ou namorada.
No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada, e desde então passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.
No Amapá a data é esperada com ansiedade não apenas pelo comércio, mas pelos enamorados que não perdem a oportunidade de programar um jantar romântico, um jogo de perguntas e respostas, preparar uma caixa-surpresa para o seu parceiro ou parceira, organizar um piquenique romântico, espalhar mensagem de amor por toda a casa, viajar com a namorada para um local especial, assistir um filme romântico, fazer um programa em uma pizzaria, comércio ou shopping.
Compreender isso e aproveitar esse momento não se aprende na escola, mesmo sendo muito importante, pois, afinal de contas, o namoro não é obrigatoriamente passageiro, o namoro representa um grande momento para equilibrar os conhecimentos e avaliar a capacidade que os dois têm para, mantendo a sua individualidade, repartirem boa parte de suas decisões e a maioria das obrigações comuns.
Tenho muito apreço e respeito pelos enamorados, sejam eles iniciantes, apaixonados ou já tenham uma estrada construída durante a caminhada da vida.
Respeito, responsabilidade, convicção e parceria são ingredientes que não podem faltar em uma relação comandada pelo amor. O restante o dia-a-dia aprimora, mesmo sem ser ele apenas o mestre que pode conduzir a relação.
Feliz Dia dos Namorados para todos aqueles que amam. Coloque na sua lista o Amapá e a cidade de Macapá.