Os municípios de Cutias, Itaubal, a Região do Pacuí e comunidades ribeirinhas de Macapá serão alcançadas pela ação.

A 10ª Zona Eleitoral realiza, no período de 27 de maio a 12 de julho, ações itinerantes para atender às populações dos municípios de Cutias, Itaubal, Região do Pacuí e comunidades ribeirinhas de Macapá.
O objetivo é levar a essas comunidades os serviços de emissão de título eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão (atualização de dados) e emissão de declarações eleitorais diversas.
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve levar documento original com foto e comprovante de endereço. O jovem (do sexo masculino), maior de 18 anos, deve apresentar também certificado de alistamento militar. Para transferência, deve ser levado também o comprovante de residência.
Com esse tipo de trabalho, a Justiça Eleitoral do Amapá busca levar cidadania às populações de regiões distantes e que não possuem postos de atendimento, garantindo dessa forma o exercício de diversos direitos relacionados ao voto.
Na oportunidade, o Juiz Eleitoral, Matias Pires Neto, promoverá lições de cidadania, responsabilidade e conscientização política por meio de palestras a estudantes de algumas escolas da região.
Em Itaubal a ação aconteceu nos dias 27 de maio e 1.º de junho, no Fórum de Itaubal; ontem e hoje, dia 4 de junho, na Escola Estadual de Jerusalém, no Pau Mulato; nos dia 5 e 6 de junho na Escola Estadual Eugênio Machado, na Foz do Macacoari; nos dias 7 e 8 de junho, na Escola Estadual de Carapanatuba, no distrito de Carapanatuba; nos dias 24 a 29 de junho, no Fórum de Cutias; e nos dias 8 a 12 de julho na Escola Estadual de São Joaquim do Pacui, distrito de São Joaquim, município de Macapá.