Editorial
Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

A população está inquieta com tantos erros em projetos que provocam o atraso de cronograma de obras que começam a ser executadas no Estado do Amapá. Há uma distância entre os projetos e a realidade, tanto de local como financeira do Governo do Estado e isso traz, primeiro aos poucos, e agora em largas passadas, a dissintonia entre as datas propostas nas placas obrigatórias e o prazo efetivo para a conclusão da obra.
O que mais chamou a atenção dos empresários foi a tentativa de realizar as licitações apenas com os projetos básicos, mesmo nas pequenas obras, contrariando o momento e a lei.
O contribuinte já se prepara, quando inicia uma obra, para os atrasos no cronograma – o que implica em aumento de prazo e de preço, desde a execução de um pequeno projeto, até, por óbvio, uma obra de arte como a ponte sobre o canal principal da Lagoa dos Índios.
A ponte sobre a Lagoa dos Índios é uma obra de arte, de grande responsabilidade por ser uma obra viária, em uma estrada que está supercarregada e a exigir mais espaço para veículos motorizados ou não. Por isso aparecia como prioritária em todos os catálogos de obra do Governo do Estado e da Secretaria de Transportes.
Mas isso não foi suficiente para que houvesse zelo na concepção e no projeto que foi elaborado para a construção.
Depois de três meses de obras, os serviços param e as madeiras de segurança começam a cair, dando o aspecto que, apesar de ser comum nos canteiros das obras públicas locais, não era esperado por ninguém naquele que era considerado um importante projeto.
Os executores, no momento de realizar a obras, perceberam que o projeto tinha uma falha grave e, com cautela, informaram aos responsáveis pela obra que estavam no escritório com ar condicionado, de que não poderiam se responsabilizar pela estabilidade da ponte, considerando que as fundações não correspondiam à carga que era esperada para o local.
Feita a revisão, o projeto não passou e outro terá que ser feito. Enquanto isso os responsáveis continuam avisando que “na próxima semana” a obra será retomada.
A fundação é o suporte essencial para a estabilidade da ponte. Errada, com estava, seria um risco para o usuário da rodovia.