Interessante o que aconteceu em mais um dos capítulos da novela Maternidade da Zona Norte – que está em construção desde de 2013 e tem nos calcanhares do Governo do Estado o Ministério Público devido à superlotação da Maternidade Mãe Luzia e o descumprimento dos prazos dados pelo Governo. Agora entrou na dança o vice-governador Jaime Nunes que, pasmem, disse que não sabia de nada e mandou sua assessoria (???) fazer um levantamento de tudo o que está pendente. Se pudesse resolver bastava apenas definir a obra como prioritária.

TRANSPOSIÇÃO – 8.ª ATA
Saiu na sexta-feira, dia 24, a oitava Ata CEEXT que analisou 30 processos com pedidos de opção de amapaenses para o quadro em extinção da União (Transposição). Foram deferidos 10 (dez) processos e indeferidos, por falta de amparo legal, 20 (vinte). Os processos deferidos foram de: Claudio Almeida Ferreira, Cleonice Souza da Costa Monteiro, Hélio Rodrigues da Cruz, Joaquim da Natividade Pacheco, Maria do Socorro Jacarandá Silveira, Maria Nilza de Oliveira, Ozeias Souza Rangel, Rosalvo Vilhena Martins, Waldirene Albuquerque de Almeida e Zacarias Pereira Alves.

ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2020
Depois que surgiu do seio dos aliados o nome de Josiel Alcolumbre (DEM), primeiro suplente de senador, partidos e grupos políticos se apressaram em apresentar nomes como possíveis candidatos no sentido de marcar posição e procurar convencer os eleitores de que aquele nome tem condições de disputar a cadeira que está sendo ocupada, desde 2013, pelo prefeito Clécio Luiz. As regras gerais das eleições municipais já são conhecidas mas está sendo esperada a Resolução do TSE que trata do assunto.

SITUAÇÃO DIFÍCIL
Sai ano e entra ano, sai secretário de estado e entra secretário de estado e não se encontra uma solução para o sistema estadual de saúde do Amapá. A situação parece cada vez mais crítica tanto no atendimento de emergência como no de internação. A semana que passou foi marcada pelo protesto dos profissionais da saúde que foram às ruas denunciar as precárias condições da Maternidade Mãe Luzia, que faz parte do complexo hospitalar da Avenida FAB. As denúncias feitas são muito graves.

CENSO ESCOLAR
A revelação que veio através da divulgação do Censo Escolar, na parte que trata da série ideal para cada aluno, o Estado do Amapá ficou nos últimos lugares quando o assunto é o Ensino Fundamental e, em último lugar, entre todas as unidades da Federação, quando se trata do Ensino Médio. No fundamental 26,9% dos alunos estão em séries defasadas. No Ensino Médio são 36,6% dos alunos em anos fora da idade ideal. Todas as séries não se coadunam com a data prevista pelo MEC. Enquanto isso o sindicato dos profissionais da educação comanda uma greve no setor.

OBRAS PARADAS EM SANTANA
Pelo menos duas creches estão com obras paradas em Santana, município do Estado do Amapá com mais de 110 mil habitantes. O problema impede a abertura de vagas para milhares de crianças e transforma os prédios abandonados em áreas de invasão e de desilusão das mães que esperavam pelo funcionamento da creche. Orçadas em mais de R$ 1,8 milhões, os serviços se arrastam desde 2015, e estão há mais de três anos sem que seja retomada a construção daquelas creches. O prefeito concurseiro não sabe o que responder. Mostra-se completamente perdido…