Alegando déficit no orçamento da Secretaria de Estado da Saúde para este ano, o governo do Amapá não tem condições para liquidar suas dívidas, inclusive não podendo garantir salários em dia. Dizendo que pretende equilibrar as contas, a Secretaria de Saúde (Sesa) anunciou cortes no número de médicos, enfermeiros e outras categorias, que atuam em regime de contrato, e a reorganização dos efetivos. Não foi informado o percentual da redução, mas, segundo a secretária em exercício, Clélia Gondim, a medida é para este ano.

MEDICAMENTOS NO MATO
Enquanto isso medicamentos diversos, bolsas de soro, agulhas e aparelhos de injeção foram encontrados em uma área de mata na comunidade de São Raimundo do Pirativa, distrito do município de Santana. O material foi encontrado na semana passada por um homem que pescava num igarapé na região. Ele gravou um vídeo da situação, mas não quis se identificar para a coluna. Ele não observou se as medicações estavam no prazo de validade ou se já estavam vencidas.

LAMA FLUIDA
Aconteceu em Macapá, na terça-feira, dia 23 de julho, o seminário “Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluida e sua aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas”. A iniciativa foi do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre junto à Marinha do Brasil. O objetivo é discutir e apresentar estudos sobre a lama fluída para aumentar o volume de cargas transportadas e fortalecer a economia, já que o Amapá tem um dos principais portos para o escoamento de grãos, localizado no município de Santana.

JUS POSTULANDI
Você já deve ter escutado alguém dizer que “não precisa de advogado para entrar com uma ação na justiça”, e saiba que é verdade! O termo técnico para tal conduta é Jus Postulandi, que pode ser definido como a capacidade que se faculta a alguém de postular perante as instâncias judiciárias as suas pretensões na Justiça. Traduzindo, é que a capacidade de alguém ir ao poder judiciário sem a intervenção de um advogado, ou seja, uma pessoa sem o conhecimento técnico necessário, levar até o juiz seu problema e aguardar uma solução.

CIDADE INTELIGENTE
O conceito de Cidade Inteligente, que alia tecnologia, inovação e sustentabilidade ambiental a uma economia dinâmica, abriu os debates entre gestores da Prefeitura de Macapá e Sebrae/AP. Na ocasião, foi apresentado pela equipe técnica o plano de entrega das obras, como Mercado Central, Feira Modelo e Bioparque, inclusas dentro do projeto Macapá Rumo aos 300 Anos. Dentre as linhas pontuadas na reunião estão o desenvolvimento sustentável, fomento da economia e do turismo.

AUMENTO NOS PLANOS DE SAÚDE
A ANS definiu que as mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares poderão ter reajuste no máximo de 7,35%. A decisão já foi publicada no Diário Oficial. Segundo a ANS, o cálculo que estabeleceu os 7,35% de reajuste combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sem considerar o item Plano de Saúde. Ainda de acordo com a agência reguladora, o modelo resultou na redução do valor de reajuste. No ano passado, a autorização de aumento chegou a 10%.