São 6 cursos: 4 para o candidato que tem o Ensino Fundamental II (6.º ao 9.º ano) e 2 para o candidato que tem o Ensino Fundamental I (1.º ao 5.º ano).
O mês de agosto começa com uma oportunidade para aqueles que desejam se qualificar e se colocar ou recolocar no mercado de trabalho. A boa oportunidade começa a se materializar nos dias 1, 2 e 3 de agosto, pois naqueles dias o Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) abre 240 vagas para seis cursos profissionalizantes completamente gratuitos.
Os cursos são os seguintes: Agente de Alimentação Escolar, Agente de Informação Turística, Assistente de Recursos Humanos, Reciclador, Operador de Computador e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Todos terão a carga horária de 160 horas.
A matrícula será presencial e deverá ser feita na secretaria do Centro de Ensino Profissionalizante Professora Josinete Oliveira Barroso, localizado na Avenida Maria Quitéria, no bairro Buritizal, entre quinta-feira, dia 1.º de agosto, e sábado, dia 3 de agosto, nos dois turnos: das 8h às 12 e das 14h às 18h.
As vagas ofertadas são para as aulas nos turnos manhã (das 7h30 às 11h30), tarde (das 13h30 às 17h30) e noite (das 18h30 às 22h). As aulas são parte do Programa de Formação Inicial e Continuada (CFIC).
“O objetivo é o mercado de trabalho, apoio à sociedade, buscando qualificação de novas pessoas que estão fora do mercado de trabalho e que não tem condições de custear cursos profissionalizantes”, comentou Edilson Cruz, diretor do Cepajob.
No ato da matrícula, os interessados precisam portar originais e cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de escolaridade; e Comprovante de residência.

Os pré-requisitos para matrícula em cada curso são:
1 – Agente de Alimentação Escolar: Ensino Fundamental II (6° a 9° ano) – Completo. 60 vagas: 30 para a tarde e 30 para noite. Carga horária: 160h.
2 – Agente de Informação Turística: Ensino Fundamental II (6° a 9° ano) – Completo. 30 vagas para o turno da manhã. Carga horária: 160.
3 – Assistente de Recursos Humanos: Ensino Fundamental II (6° a 9° ano) – Completo. 60 vagas: 30 para o turno da tarde e 30 para o turno da noite. Carga Horária: 160h
4 – Reciclador: Ensino Fundamental I (1° a 5° ano) – Completo. 30 vagas para o turno da noite. Carga horária: 160h
5 – Operador de Computador. Ensino Fundamental I (1° a 5° ano) – Completo. 30 vagas para o turno da noite. Carga horária: 160h
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Ensino Fundamental II (6° a 9° ano) – Completo. 30 vagas para o turno da tarde. Carga horária: 160 h.