O mês de julho começou com o primeiro dia caindo em uma segunda-feira, mês consagrado às férias dos professores e que, em consequência se torna período de férias dos alunos, possibilitando aos pais desses alunos a oportunidade de organizar as suas licenças e liberações do trabalho para ficar pelo menos um período com os filhos estudantes fazendo coisas diferentes, aproximando a família e recuperando o estresse vivido durante os seis primeiros meses do ano. É muito bom experimentar!

TRANSPOSIÇÃO
Contrariando os anúncios feitos durante a semana que passou, os julgamentos dos processos pela 3.ª Câmara, a que trata dos processos dos amapaenses que pediram para integrar a folha de pagamento da União, mais uma vez foram apresentados conforme os 12 anteriores. Dos 50 processos apresentados para julgamento 19 foram deferidos, 23 foram indeferidos por falta de amparo legal e 6 foram deferidos conforme art. 29 da Lei 13.681/2018.

TRANSPOSIÇÃO – NOMES
Os 19 processos deferidos referem-se a: Ademir de Souza Alves, Aldacira Souza Cardozo, Aldenor Furtado Rebelo, Augusto Gonçalves de Souza, Clair João Rodrigues do Carmo, Clara Rodrigues do Carmo, Deuzuito Oliveira Modesto, Edilene Gomes Brito, Elianilda da Conceição Cardoso Costa, Francionaldo Viana Pereira, Herbert Eustáquio Gontijo, Joaquim Herbert Cardoso da Costa, Maria do Carmo Malheiros Barbosa de Morais, Maria Eliete Miranda de Souza, Max Edson Monteiro Baía, Maximiano Antônio Souza de Oliveira, Neuzalina de Souza Marinho, Oremita Lima de Moraes e Raimundo Vieira.

DESEMPENHO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA
Mesmo com aumento de 0,4 pontos percentuais em dois anos, o Amapá ainda está com o pior desempenho do país no aprendizado adequado da Matemática entre os estudantes do 3º ano do ensino médio. Números do movimento Todos pela Educação mostram que apenas 2,8% dos alunos nessa série estão aprendendo tudo o que deveriam aprender. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação 2019, que analisou levantamentos de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média nacional ficou em 9,1%, quase três vezes maior que a do Amapá.

DEMITIDO DO CARGO
Odnaldo de Jesus Oliveira, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Amapá, preso na quinta-feira, dia 27, na Operação “Pedágio” deflagrada pela Polícia Federal no Amapá, foi demitido do cargo. A exoneração foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Com ele foi preso também Fábio Vilarinho, afilhado político do deputado federal Vinícius Gurgel que já adiantou que “não tem nada a ver com os problemas” levantados pela PF.

LUZ PARA TODOS
O Governo do Estado concedeu três licenças ambientais para que a Eletronorte execute obras do Programa Luz Para Todos nos municípios de Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá. Os serviços compõem as 11.730 ligações que serão feitas para levar energia 24h para comunidades isoladas de 12 municípios amapaenses. Nesta primeira etapa das obras a Eletronorte deverá fazer aproximadamente 6 mil novas ligações. Ela ainda aguarda a liberação do restante das licenças para dar continuidade às ligações nos demais municípios onde serão realizadas as obras.