Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

Os funcionários do município de Macapá, em um esforço reconhecido pelos macapaenses e visitantes, conseguiram recuperar o prestígio do Macapá Verão e, em 2019, estão alcançando um nível de excelência que convence a todos.
O prefeito Clécio Luis, o comandante de toda essa verdadeira revolução, tem sido o orientador da equipe nos decisivos ajustes, uma vez que a experiência da equipe, a aplicação dos servidores e a objetividade dos projetos discutidos favoreceram, sobremaneira, essa recuperação.
O Balneário da Fazendinha, por enquanto, é o ponto de excelência do projeto. A tradição, o bucolismo, a proximidade e o ambiente foram pontos determinantes para que os esforços fossem concentrados e os custos diminuídos – além da participação efetiva de muitos setores específicos da municipalidade.
Não resta dúvida que o público, ao final, aprovará o projeto uma vez que a simplicidade não foi esquecida, apesar de haver uma programação rígida para ser seguida e a certeza de que muitas das decisões foram tomadas depois de cotejadas as experiências anteriores e as inovações inseridas no ambiente administrativo.
Os pequenos comerciantes foram instruídos a compor o projeto no sentido de não explorar os veranistas e, ao contrário, contribuírem com o meio ambiente, com o interesse das pessoas, desenvolvendo uma relação de respeito e amizade com todos aqueles com os quais se relacionarem durante seu labor.
Outros pontos do município são destacados como se pode observar no cuidado demonstrado quando da seleção das candidatas ao cetro que recebeu a Musa Verão 2019, com distinção de outros locais, como praças e distritos do Município de Macapá, valorizando a integração e o relacionamento entre as diversas comunidades macapaenses.
Assim se observa programações para o Curiaú, praças de Macapá, distritos do município, em cada local a aproximação com a maior exigência da comunidade. Esse procedimento ajuda a integrar todos os munícipes ao projeto, dando oportunidade para que as críticas e as avaliações contribuam para o aprimoramento do Projeto e a integração com os órgãos públicos que ainda não estão participando diretamente do evento.