O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse em entrevista que, até na segunda-feira, dia 15, não havia sido procurado por nenhum membro do Palácio do Planalto para discutir a possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos EUA. Se for indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pai do deputado, ele será sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. Se aprovado, vira embaixador.

CHUVAS DE VERÃO
A chuva forte que caiu sobre Macapá na noite de terça e madrugada de quarta avisaram que ainda não dá para dizer que o sol já está dominando o período. As chuvas surpreenderam as autoridades e aqueles que já imaginavam que o tempo, como noutros tempos, já estava dominado pelo sol. Mesmo assim, durante o dia o sol voltou a reinar mas a chuva deixou muitos problemas para os moradores de Macapá, que cresce muito e desafia a Administração Pública.

CONSELHOS PROFISSIONAIS
A PEC 108/2019 que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais e que é uma proposta do ministro da Economia que foi encampada pelo Executivo Federal está deixando exatamente os conselhos profissionais discutindo internamente o assunto. A proposta de emenda à Constituição insere na Carta Magna dois artigos (174-A e 174-B) no Titulo VII, Capítulo I, que trata dos princípios gerais da atividade econômica.

REAÇÃO
A reação mais objetiva dos conselhos profissionais foi a protocolização, através do deputado federal Eduardo Bismarck, do PDT/CE, de um Projeto de Lei, que recebeu o número 3979/2019, com o objetivo de regulamentar as autarquias especiais (assim chamado dos conselhos profissionais pelos dirigentes dos conselhos estaduais e federal), contendo 19 artigos.

INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 23 DE JULHO
Termina da terça-feira, dia 23 de julho, as inscrições para o processo seletivo do IBGE com 6 vagas para o Amapá com salário de R$ 4,2 mil. A seleção será para candidatos com ensino superior em Ciências Contábeis, Jornalismo e Gestão. O contrato é temporário por até 12 meses e a prova objetiva com previsão para acontecer em 1º de setembro. Serão 60 questões divididas em matemática, língua portuguesa e conhecimentos específicos.

BALCÃO CIDADÃO
No próximo dia 19 de julho, sexta-feira, os Correios do Amapá lançam o Balcão do Cidadão, setor que aumenta a oferta de serviços públicos em todas as agências do Estado. Ministérios e Prefeituras são alguns dos órgãos que poderão utilizar a infraestrutura e a capilaridade dos Correios para ampliar os serviços. O Balcão do Cidadão é uma plataforma nova dos Correios e consiste na prestação de serviços de outros órgãos dentro das agências dos Correios – é o que pensa Heráclito Mendes, supervisor de vendas dos Correios.