As notificações por descarte incorreto do lixo podem levar a uma multa de R$ 1.500,00.
A equipe do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) flagrou na tarde de quinta-feira, 8, dois infratores descartando lixo domiciliar em via pública do entorno do canal, no bairro Perpétuo Socorro.
Eles foram notificados e orientados a retirar os resíduos descartados de forma incorreta. No local, foram encontrados restos de graxa, de ventilador, bobinas de metal, máquinas de lavar, dentre outros lixos metálicos.
“Estávamos em uma ação rotineira e recebemos uma denúncia. Fomos verificar in loco e constatamos que, realmente, havia um despejo incorreto de resíduos sólidos em via pública. Identificamos as pessoas que cometeram o descarte, fizemos a notificação e orientamos que aquela ação bloqueia o passeio público e agride o meio ambiente”, informou o chefe do Departamento de Fiscalização e Postura, Uriel Bastos.
Em caso de descumprimento, eles pagarão multa grave, no valor de R$ 1,5 mil, de acordo com a Lei Orgânica nº 054/2008 do município de Macapá. Para denunciar descarte incorreto de lixo e formação de lixeiras viciadas, a população pode acionar o contato da Semur, que é o 99970-1078 (recebe mensagens via WhatsApp).