Objetivo do encontro foi ouvir parceiros e a sociedade sobre a eficácia dos investimentos futuros do Sebrae/AP.
Inovação, planejamento e prática de ideias foram os temas levantados no workshop Cenário para o Futuro do Amapá 2023: desafios e perspectivas da economia amapaense, realizado pelo Sebrae/AP esta semana.
O encontro teve como objetivo ouvir os parceiros e a sociedade sobre como a instituição deve investir de maneira mais eficaz suas despesas durante a próxima gestão.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Iraçu Colares, abriu as apresentações ressaltando o foco central do workshop. “Além de gerenciar de forma eficaz o recurso do Sebrae Amapá, nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento do setor produtivo nos municípios e no estado como um todo”, afirmou.
Representando o prefeito Clécio Luís, o secretário municipal de Planejamento da capital, Paulo Mendes, explicou sobre as iniciativas realizadas pela prefeitura para o incentivo à abertura de micro e pequenas empresas, e falou sobre as ações futuras para o desenvolvimento da cidade.
“Macapá garantiu, por meio de reforma do Código Tributário Municipal, a isenção, por dois anos, de alvarás para microempresas; facilitou o acesso à Redesim; criou a Central do Contribuinte, onde o empreendedor pode emitir de forma ágil a Nota Fiscal Eletrônica; e criou a Central de Compras e Licitações, que, no balanço de dois anos, pontuou a participação de 76% de empresas amapaenses durante os processos”.
“O Município desenvolve também a elaboração do plano Macapá 300 Anos, que prevê uma série de avanços para a modernização da cidade e elevação da qualidade de vida de seus moradores”, destacou o secretário.
Na ocasião, ele ressaltou ainda sobre os projetos que devem fomentar a economia local e que já estão em execução no município, como as obras do Mercado Central, Feira Modelo e Bioparque, com entregas previstas para o fim de 2019.
Além dos projetos futuros de inovação tecnológica, como a implantação do Centro de Aceleração de Startups, Varanda Digital, dentre outros.
“A parceria com o Sebrae garantirá que os pequenos negócios sejam mais desenvolvidos no município, gerando emprego, renda e aquecendo a economia local”, concluiu Mendes.
Os participantes montaram quatro grupos de trabalho e elaboraram propostas que serão inclusas em uma carta de intenções, que deve nortear as equipes do Sebrae/AP para futuras parcerias.