O local da cidade que estava na vez para receber homens e máquina era o Canal do Jandiá.
A Prefeitura de Macapá fez serviços de limpeza do talude e desassoreamento do canal do Jandiá pela manhã e início da tarde deste domingo, 4. Também foram feitas capina manual, raspagem, pintura de meio-fio, remoção de entulho e lixeiras viciadas, no entorno do canal.
O trabalho, segundo o secretário Claudiomar Rosa, que coordena o Plano Verão, é fruto de uma programação onde são avaliados os pontos críticos e a necessidade de ação por parte da Prefeitura de Macapá. Já foram realizados os serviços de limpeza no outro lado do canal e tornara-se importante dar continuidade na parte de baixo da ponte Sérgio Arruda.
Roçagem mecanizada e capina manual, além de remoção de entulho e desassoreamento do leito com utilização de uma escavadeira hidráulica para remoção de entulho e vegetações, melhora o aspecto e permite a vazão natural das águas das chuvas.
Os moradores do bairro ressaltam a relevância dos serviços uma vez que o local é um ponto crítico de alagamento no período de chuvas fortes. A prática de jogar lixo no canal revela falta de urbanidade, mas, também, as dificuldades que a população passa em determinados períodos do ano.
A ação envolveu 20 trabalhadores e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).
Em caso de formação de lixeiras viciadas, ocorrência de mato alto e descarte incorreto de resíduos sólidos, a população pode acionar o Disk Denúncia da Semur 99970-1078.