O treinamento faz parte da implantação do processo judicial eletrônico.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, por meio da Secretaria Judiciária e Corregedoria Regional, realizou treinamento presencial da versão 2.1 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para servidores das zonas eleitorais. O objetivo é a virtualização dos processos.
Segundo a coordenadora de registro e controle processual Lena Mendes, a primeira etapa do treinamento foi feita em educação a distância, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O processo foi finalizado com o treinamento presencial.
Foram quatro os servidores que ministraram o treinamento de uma capacitação positiva, tendo em vista que os servidores compreenderam bem o sistema. Foi fornecido o suporte necessário em caso de dúvidas e dificuldades.
O treinamento presencial iniciou com os cartórios eleitorais da 2°, 5°, 6° e 10° zonas. No TRE/AP a utilização do PJE tornou-se obrigatória em fevereiro de 2018, e a partir do dia 20 de agosto é o marco inicial para a utilização obrigatória nas Zonas Eleitorais da Capital, 2° e 10° zonas.
O PJe é direcionado aos servidores, juízes e promotores da Justiça Eleitoral, além de fornecer conteúdo também para advogados. “Para as 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 11ª e 12º Zonas Eleitorais inicia a utilização obrigatória do Processo Judicial Eletrônico a partir do dia 24 de setembro, sendo que a 1° zona será a última a receber a implementação em 17 de dezembro”, afirma a coordenadora Lena Mendes.
Processo Judicial Eletrônico (PJe)
O PJe foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunais Eleitorais, e busca otimizar a consulta e acompanhamento de processos, antes físicos e a partir da implantação, serão eletrônicos.