Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Precisamos falar, mesmo que em tese, de um assunto que vem preocupando as famílias, os profissionais especializados e o próprio sistema de saúde das administrações amapaenses, não obstante o esforço, principalmente das famílias, para encontrar um ponto de apoio para frear os acontecimentos.
O suicídio pode ser o mal da década no Estado do Amapá e no município de Macapá. Tantos são os registros de ocorrência desse ato praticado por adolescentes, adultos e idosos que estão deixando os especialistas e estudiosos do assunto, com necessidade de modificar as suas interpretações sobres estes fatos, quando consumados, devido aos prováveis motivos variados e que não estavam no rol adotado por aqueles que procuram interpretar o momento e os motivos.
Devido à situação, cada um de nós está sendo levado a uma interpretação, o que, reconheçamos, não é bom para encontrar uma forma de enfrentar, com eficácia, os problemas que se abatem sobre as famílias.
Ter cautela com responsabilidade é, ao que parece, o melhor caminho. O fato é que os padrões e os protocolos adotados até agora não estão sendo suficientes para o enfrentamento do que já pode ser considerado um problema de saúde pública.
Para nós, intérpretes do dia a dia das famílias e da sociedade como um todo, o assunto é muito grave, pois, além de analisar as estatísticas, nos preocupamos com as famílias que ficam abaladas e, muitas vezes sem saber interpretar os motivos que levam ao suicídio de um dos seus membros.
Até mesmo as dificuldades econômicas pelas quais o país apresenta associadas à falta de definição de uma política pública para o enfrentamento da realidade, torna-se difícil a interpretação de cada ocorrência, também porque somos afetados, mesmo de forma indireta, pelos registros.
Preocupado com o momento, mas, também, pelo futuro, entendendo que é hora de buscar alternativas mais agudas e que possam melhorar esse quadro e salvar vidas, nem que para isso, tenha que ser inovador na busca de solução para tão grave problema.