O objetivo é tentar identificar qualquer possibilidade de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação.
O TSE já abriu as pré-inscrições para o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais de 2020.
A Justiça Eleitoral vai disponibilizar os sistemas para inspeção dos códigos-fonte e para testes diversos para aprimorar os mecanismos de segurança do software.
Estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia e Segurança da Informação que tiverem a inscrição aceita vão poder executar planos de testes nos componentes externos e internos da urna eletrônica.
O objetivo é tentar “vencer” as barreiras de segurança e identificar qualquer possibilidade de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação. Para se inscrever, basta ser brasileiro e tiver mais de 18 anos de idade.
O TSE fornece todas as ferramentas solicitadas previamente pelos participantes para a execução dos planos. Caso seja encontrado qualquer tipo de falha, as equipes do TSE realizam as correções e depois convidam os investigadores para executarem novo teste para verificar se a vulnerabilidade foi corrigida.
O teste vai acontecer entre os dias 25 e 29 de novembro, num espaço exclusivo, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras.