O garoto britânico foi diagnosticado com neuropatia óptica. A dieta era baseada em chips e batata frita convencional.
Médicos e nutricionistas estão constantemente alertando para os perigos do consumo excessivo de fast food devido aos riscos de saúde relacionados à obesidade, colesterol e doenças cardiovasculares.
Agora, um novo caso mostra que os perigos de uma alimentação com baixos níveis nutricionais são ainda mais preocupantes: um jovem britânico de 17 anos ficou cego depois de passar quase 10 anos sem ingerir frutas e vegetais.
As refeições do rapaz, que não teve o nome revelado, eram baseadas em chips de batata, batata frita convencional e pão branco – às vezes, ele comia fatias de presunto ou salsicha.
A alimentação inadequada levou-o a desenvolver neuropatia óptica nutricional, condição geralmente provocada pela falta de vitamina B12.
A deficiência nutricional já havia sido detectada quando ele tinha 14 anos e foi levado ao médico pela primeira vez devido às constantes reclamações de cansaço. Os exames indicaram anemia com baixos níveis da vitamina. Diante dos resultados, o médico prescreveu injeções de vitamina B12 e aconselhou o adolescente a melhorar a dieta.
O relatório do caso indica que mesmo com a suplementação, a situação do rapaz continuou a piorar porque ele não conseguiu melhorar a alimentação. De acordo com os pais do garoto, desde criança ele tinha o paladar muito exigente e não aceitava comer uma série de alimentos.

Perda da visão
No ano seguinte, aos 15 anos, ele começou a apresentar perda auditiva e problemas com a visão. Os médicos que o avaliaram não foram capazes de encontrar uma causa para o problema. Dois anos depois, aos 17 anos, ele perdeu a visão central. Outro especialista realizou testes que apontaram para a causa: má nutrição.
As refeições calóricas permitiram ao jovem manter-se dentro do peso adequado, mas ele apresentava níveis perigosamente baixos de inúmeros micronutrientes essenciais, como vitamina B12, vitamina D, cobre e selênio.
Descobriu-se também que sua densidade mineral óssea (DMO) estava muito abaixo do ideal, isso o coloca em risco de desenvolver osteoporose e o torna mais vulnerável a fraturas. Segundo os médicos, a causa do problema ósseo provavelmente está relacionada à baixa quantidade de vitamina D no organismo – nutriente que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
A neuropatia óptica é tratável quando diagnosticada precocemente, mas se o diagnóstico demora, o dano se torna permanente já que as fibras nervosas do nervo óptico morrem. O jovem britânico iniciou o tratamento, mas não foi possível reverter os danos.
Dois anos após o diagnóstico, o rapaz tem pontos cegos na visão, o que o impede de ler, ver televisão e distinguir rostos. Ele é capaz de se locomover por conta própria, pois manteve a visão periférica, mas precisou abandonar a faculdade já que não tem condições de acompanhar as aulas.