Josiel Alcolumbre
DRT- 0000399/AP

O mês de setembro é decisivo para as eleições de outubro do ano que vem. É em setembro que o Tribunal Superior Eleitoral edita, através de resolução, o regulamento da eleição. É quando todos conhecem os detalhes das exigências e dos procedimentos que terão que adotar na pré-campanha, na campanha, no dia da eleição e nas prestações de contas de todas as receitas e despesas obtidas durante a campanha.
Marcadas para o dia 4 de outubro de 2020, as eleições municipais têm mobilizado os técnicos-servidores do Tribunal Regional Eleitoral na preparação da equipe para as novidades que são esperadas para o pleito do ano que vem. Chamando os partidos políticos, através dos seus dirigentes, para tomarem conhecimento de como as eleições serão conduzidas, procurando minimizar os problemas que foram observados nas eleições imediatamente anteriores.
Recentemente os partidos políticos foram convidados para conhecer os procedimentos que já estão sendo adotados para tornar mais transparentes as filiações partidárias, bem como para agilizar as certidões, documento que orienta os candidatos sobre as suas condições legais e partidárias para disputas eleitorais.
As eleições municipais são apropriadas para o surgimento de lideranças políticas, principalmente no caso de vereador que, em regra, são muito exigidos pela população e pode ter participação decisiva na solução de problemas e na gestão municipal que, também, depende de suas propostas e indicações.
Estar atento ao processo eleitoral e às regras que farão o comando deste processo são dois comportamentos que os filiados que pretendem participar, como candidato, do pleito de outubro do ano que vem, devem ter para não ser surpreendidos, já na campanha, com problemas que possam prejudicar o seu desempenho no pleito ou do partido que o selecionar, em convenção, como candidatos em 2020.