Os primeiros desfiles da semana foram dos alunos da rede municipal de ensino de Macapá, depois os alunos da rede estadual e, no dia 7, o desfile militar.
Começaram na quinta-feira, dia 5 de setembro, os desfiles escolares e seguem até o dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, com o desfile militar. A programação, que inclui escolas municipais, estaduais e militares, alterou a rotina do trânsito e o transporte público naquela região.
Mais de 7 mil pessoas, entre estudantes, professores e militares, desfilaram nos 3 dias de evento, na Avenida FAB, entre as ruas Jovino Dinoá e São José. As arquibancadas foram montadas ao longo do trecho do desfile.
As escolas municipais levaram, segundo informações da Secretária Municipal de Educação, 3 mil alunos de 56 instituições e o tema do desfile foi “Macapá melhor e mais bonita é dever de todos”.
Na sexta-feira, dia 6, foi a vez da rede estadual de ensino participar do desfile cívico. Desde 16h30, alunos e estudantes de 56 escolas da Zona Sul de Macapá e do município de Santana estavam na avenida se apresentando para o público.
A programação ainda contou com a apresentação de 10 bandas marciais e desfile de estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap), membros do Grupo de Escoteiros Marcílio Dias e Centro de Valorização da Vida (CVV).
No sábado, dia 7 de setembro, desde as 7 horas da manhã, aconteceu o desfile militar protagonizado pelo Exército, Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros, que levaram, aproximadamente, 3 mil homens e mulheres para a Avenida FAB.
O desfile ainda teve a participação de alunos dos projetos sociais da instituição, das escolas de gestão compartilhada militar e de uma tropa do Serviço Departamental de Incêndio e Socorro da Guiana Francesa.

O desfile do dia 7 em Brasília.
Com o filho Carlos Bolsonaro sentado na parte de trás do Rolls Royce, repetindo a cena da posse, o presidente Jair Bolsonaro desfilou em carro aberto na Esplanada dos Ministérios na comemoração do 7 de setembro. A primeira-dama Michelle Bolsonaro, de vestido amarelo, o esperou no palanque junto com a filha Laura, de 8 anos. No meio do desfile, Bolsonaro quebrou o protocolo e desceu da tribuna acompanhado de ministros para cumprimentar o público. No percurso até a tribuna de honra, o presidente convidou uma criança vestida com uma camisa da seleção brasileira, com o nome do jogador Neymar Jr., para se sentar ao lado dele.
Os outros filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro também estavam na tribuna.
No palanque presidencial, com capacidade para 200 pessoas, estavam, ainda, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; ministros (Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, entre eles); deputados e personalidades como o empresário Luciano Hang, o apresentador Silvio Santos (SBT), Marcelo de Carvalho (Rede TV) e o bispo Edir Macedo.