Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A Prefeitura de Macapá, nesse período do Dia da Reaça, Dia da Independência e Data Magna do Estado, que se estende desde o dia 5 até o dia 13 de setembro, vai mostrar à população da Capital e aos que virem do interior, o volume cívico de sua proposta para a gestão da educação infantil e fundamental, alicerces para os demais níveis educacionais e para a formação do cidadão que, daqui a alguns anos, vai orientar o desenvolvimento da cidade e do estado.
Agora crianças, mas amanhã adultos que, bem iniciados, haverão de trabalhar para que haja a melhoria da qualidade de vida dos que habitam a Capital do Amapá.
O esforço conjunto de professores, orientadores educacionais, pais de alunos e pessoal de apoio, além do empenho da atual administração municipal, haverá de dar espaço para uma nova imagem do ensino no Amapá, garantindo não casos isolados, mas a participação da maioria nos resultados que podem modificar as condições em muitas áreas que hoje são balizadas por referências inferiores às médias nacionais.
Os amapaenses são lutadores desde quando nascem e haverão de ter força para reverter o rumo que tomou a educação no estado, começando pelas crianças desde a tenra idade e avançando pela adolescência e a fase adulta de cada qual.
Todas as famílias, que estão fazendo Macapá superar a barreira dos 500 mil habitantes, esperam que as sementes que são agora plantadas, se desenvolvam e garantam pomares férteis e capazes de apresentar uma qualidade uniforme e que sirva de referência para as gerações que ainda estão a caminho.
Confiar nas pessoas e no que elas poderão fazer exige este entendimento. Exige, também, a cooperação de todos e o comprometimento com a realidade que precisa ser modificada para melhor e que possa satisfazer à maioria através do respeito e da dedicação de cada agente social e referência administrativa.
O momento, nestes dias de comemorações cívicas, é de firmar compromisso de levar as crianças a respeitar as origens, mas entender a necessidade de transformar a realidade e evoluir conforme os novos tempos.