Em ano de eleições municipais é importante estar atento ao calendário eleitoral 2020 para que se possa estruturar melhor as campanhas eleitorais e suas ações.
Muito embora o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, não tenha divulgado oficialmente o calendário eleitoral 2020, se nos basearmos nas datas das eleições passadas e nos prazos que constam da legislação eleitoral, podemos fazer um esboço inicial de datas para o próximo pleito.
Prepare sua equipe e comece a planejar suas estratégias de marketing político digital eleitoral para não perder o timming de campanha.

Calendário Eleitoral 2020 – Período Pré-Eleitoral

1º de janeiro
A partir desta data, os institutos de pesquisa são obrigados a registrar no TSE qualquer tipo de pesquisa eleitoral. A partir do primeiro dia do ano também está proibida qualquer distribuição de bens pelo poder público e programas sociais ligados a candidatos e partidos políticos.

5 de março
Pelas nossas estimativas, esta será a data limite para o TSE expedir orientações sobre as eleições municipais de 2020.

4 de maio
Este deverá ser o último dia para os eleitores solicitem alterações em seus títulos eleitorais, como a transferência ou retirada do documento nas zonas eleitorais.
Esta também é a data para a troca de domicílio eleitoral, uma das principais mudanças nas eleições para vereador em 2020.

10 de junho
Pelo calendário eleitoral para as eleições de 2012, a partir desta data, podem-se realizar as eleições internas para as coligações escolherem os candidatos a prefeito, vice e vereador.
Após esta data, também é possível utilizar o direito de resposta, formalizar contratos para a formação de comitês. A partir desta data, é proibido aos candidatos apresentar ou comentar programas de rádio e TV.

13 de junho
Data de início para a seleção e nomeação dos mesários que serão os responsáveis por orientar os eleitores nos dias de votação.

30 de junho
Segundo o calendário eleitoral 2020 divulgado pelo TSE este será o último dia para a escolha de candidatos e convenções partidárias.

5 de julho
A partir desta data os candidatos em busca de indicação do seu nome pelo partido, têm autorização para darem início à propaganda intrapartidária.

20 de julho a 5 de agosto
Neste período deverão ser realizadas as convenções partidárias para oficializar as candidaturas para vereadores e prefeitos.

3 de agosto de 2020
Data final para a solicitação da segunda via do título de eleitores que estejam fora do seu domicílio eleitoral.

Legenda da Foto 5:
As eleições municipais de 2020 serão realizadas no dia 4 de outubro. Onde for necessária a realização de 2.º turno, este será realizado no dia 25 de outubro.