Está programado, segundo anúncio do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para o último sábado de novembro, dia 30, a realização de uma reunião do partido em que está filiado, que vai definir quem será o candidato da Rede Sustentabilidade para disputar a Prefeitura Municipal de Macapá em 2020. Trata-se de uma decisão importante visto que o fato da Rede Sustentabilidade lançar um candidato implicaria em desfazer um grupo político que coligou para as eleições de 2016 e que se mostrou com grande capacidade de votos: REDE/DEM/PPL/PSC/PTdoB/PSDB/PCdoB.

CLÉCIO LUIS E A ELEIÇÃO DE 2020
O atual prefeito foi eleito prefeito do município de Macapá, em 2016 e em segundo turno, com 60,50% (123.808) votos válidos. No primeiro turno, tendo como suporte os partidos coligados, REDE/DEM/PPL/PSC/PTdoB/PSDB/PCdoB, garantiu a presença no segundo turno de votação com 44,59% dos votos válidos (95.129). Agora, depois de ter sido reeleito, Clécio Luiz está impedido de disputar a prefeitura municipal de Macapá e, pelo que tudo indica, continuará até dia 31 de dezembro de 2020, quando termina o seu mandato.

VEREADORES
Macapá é o município do Estado do Amapá com o maior número de vereadores com assento na Câmara Municipal: são 23 (vinte e três); Santana oferece 15 (quinze) vagas; Mazagão, Oiapoque e Porto Grande oferecem, cada um, 11 (onze) vagas; os demais municípios o número mínimo estabelecido na Lei, 9 (nove) vagas cada. Mesmo sendo considerado um dos maiores eventos nos municípios, as eleições trazem frustrações aos eleitores que, não raro, veem seus prefeitos impedidos, pela Justiça, de cumprir o mandato de maneira integral.

MEIA PASSAGEM E A DECLARAÇÃO DA SEED
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu um importante passo para desburocratizar o processo de emissão das declarações escolares usadas para garantir acesso ou renovação ao benefício da meia-passagem. A partir de 1º de dezembro deste ano, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) aceitará declarações emitidas pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc), sem a necessidade de que os documentos venham assinados pelo diretor ou secretário escolar.

ENCONTRO DOS TAMBORES
O Encontro dos Tambores 2019 celebra a cultura negra do Amapá com 10 dias de programação gratuita. Estão confirmadas apresentações de mais de 40 grupos de comunidades tradicionais, entre outras atrações. O evento iniciou na quarta-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 6 de dezembro. A festa começa com a Caminhada Zumbi dos Palmares e a Missa dos Quilombos, ponto alto do Encontro dos Tambores. É a 24ª edição do Encontro dos Tambores.

É UM ALERTA PARA TODOS
A denúncia feita pelo prefeito Clécio Luis com relação ao furto dos tubos ferro que formavam o balaústre do muro de arrimo da orla de Macapá, no trecho que fica desde o Bairro do Perpétuo Socorro até o Canal do Jandiá, é importante, muito embora seja apenas um aspecto da destruição de tudo, devido ao mar, mas também devido ao abandono das autoridades e falta de zelo público. Tomara que o ocorrido desperte todos aqueles que têm a incumbência de zelar pelo patrimônio de todos.