As mulheres afirmaram que a falta de desejo sexual decorria em grande parte da dificuldade do parceiro em manter uma ereção.
Pesquisadores americanos fizeram uma afirmação capaz de cutucar muitos especialistas: a principal razão da falta de libido da mulher na menopausa não estaria na queda hormonal, mas na performance do parceiro
Durante a avaliação da baixa de libido em mulheres com mais de 60 anos foi identificado que a falta de desejo sexual decorria, em grande parte, da dificuldade do parceiro em manter uma ereção.
A baixa libido não pode ser atribuída a uma fase normal do envelhecimento. Acontece que as mulheres são incentivadas a acomodar-se, por isso aprendem a reprimir suas próprias necessidades e desejos, e a priorizar as dos outros.
A disfunção erétil impacta na libido da mulher de duas maneiras. Uma, porque o sexo se torna menos satisfatório com as dificuldades de ereção. Outra, é que os parceiros com o problema raramente discutem sua disfunção, o que os torna frustrados.
Estima-se que metade dos homens com idade entre 40 a 70 anos sofrem de algum grau de disfunção erétil.
As mulheres do estudo também afirmaram não gostar do Viagra como recurso, pelo fato de que a pílula exige um sexo planejado, removendo a espontaneidade e o romance.