No final da tarde de segunda-feira, dia 25 de novembro, o meio político local foi surpreendido pela notícia do falecimento de Moisés Rivaldo, político atuante, promotor aposentado e uma liderança emergente que procurava convencer o eleitor de que poderia exercer um mandato eletivo como a comunidade define. Um infarto fulminante o matou, segundo as notícias vindas de Minas Gerais, sua terra natal e onde estava quando da ocorrência que impediu de voltar onde fez sua carreira e fincou seus objetivos.

SEM RESULTADO
Nenhuma ação prática resultou da declaração de indignação do prefeito de Macapá, Clécio Luis, a propósito do vandalismo criminoso que foi denunciado, pelo próprio prefeito, a respeito do roubo dos tubos de ferro que serviam de balaústre no acabamento do muro de arrimo da orla no trecho entre o Igarapé das Mulheres e o Canal do Jandiá, na região dos bairros Perpétuo Socorro e Cidade Nova. Dá a impressão que ninguém mais se espanta com o vandalismo que é praticado naquela região da cidade.

OUTRO VANDALISMO
Um cidadão, preocupado com o que presenciava no Praça Floriano Peixoto, no centro da cidade e um dos cartões postais de Macapá, registrou em vídeo, minutos antes do amanhecer do domingo, dia 24 de novembro, o que alguns marmanjos faziam com os pedalinhos da Praça. Todos os brinquedos foram colocados, pela madrugado, no lago da praça e passaram a ser (mal) utilizados pelos vândalos, bêbados, que se exibiam para uma plateia de outros bêbados, que ficaram responsáveis pela algazarra. Não se observou a presença da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

ELEIÇÕES 2020
Com a aproximação do início do ano da eleição municipal de 2020, algumas posições vão sendo modificadas e o que foi afirmado anteriormente não é confirmado no presente. Casos como o da definição de partidos com relação ao lançamento de pré-candidaturas que estavam programadas para amanhã, dia 30 de novembro, e que já vem sendo anunciado como “daqui a dois meses”. Esses comportamentos precisam mudar para que o eleitor volte a confiar.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
Até agora os delegados eleitos ou escolhidos pelos sindicatos para serem os conselheiros da Federação das Indústrias do Estado do Amapá, continuam com suas artimanhas e com propostas indecentes que desmoralizam a legítima representação industrial no Estado do Amapá. Ainda não aprenderam que a Fieap é uma instituição importante para a indústria e que só assim será quando se posicionar em uma raia distante dos políticos ou estranhos ao processo.

FUNCIONÁRIOS APREENSIVOS
A medida que o tempo passa os funcionários efetivos, comissionados e com vínculo através de contrato administrativo, todos do Governo do Estado, vêm aumentado o nível de apreensão devido à incerteza com relação ao pagamento do Décimo Terceiro Salário. Em junho deste ano foi pago apenas 30% do valor total do décimo, apenas para os funcionários efetivos. Anunciou-se, na terça-feira, que seria paga a primeira parcela do salário de novembro (60%) dia 29. Não se fez qualquer referência ao 13.º e a apreensão aumentou.