Rodolfo Juarez
Vou quebrar a sequência de artigos que vinha publicando sobre a história dos 10 primeiros anos da Federação das Indústrias do Amapá. O motivo é relevante e tem a ver com mentiras oportunas e com a principal liderança política do Estado do Amapá no momento.
Gustavo Aschar já dizia que as pessoas só jogam pedras em árvores que estão dando frutos, e quanto mais frutos, mais pedras. Geralmente aqueles que jogam pedras são pessoas que não plantaram a árvore apedrejada, pois quem planta, cuida.
Há pessoas que não plantam, mas querem os frutos das árvores que não plantaram, por isto jogam pedras, com o intuito de colherem os frutos dos outros ilicitamente.
Há situações em que o simples fato de a árvore do vizinho estar dando frutos incomoda, e, neste caso, as pedradas são carregadas de ira, de inveja, de vontade de ferir e de matar a árvore frondosa.
Hoje Davi Alcolumbre é uma dessas árvores frondosas e, para a sorte de todos nós, é amapaense legítimo, não só de nascimento, mas comprometido com a população do Estado, por uma simples razão, conhece os problemas e tem mostrado que está com disposição para resolvê-los.
Muito diferente daqueles que atiraram pedras para todos os lados, para ver se algumas daquelas pedras acertavam o amapaense que está conseguindo melhorar as condições de vida do povo do Amapá, com ações concretas exatamente porque tem o conhecimento suficiente para agir nesse sentido.
O que escreveu o agente do The Intercept Brasil pretende, como diz a nota de esclarecimento do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, “induzir o leitor ao erro com afirmações imprecisas, misturando pessoas”. Na mesma nota de esclarecimento está destacado que não é sócio de nenhuma das empresas citadas na matéria, como também não é dono de fazendas e nem proprietário de terras.
A população amapaense conhece Davi Alcolumbre como todos os demais familiares do senador e, por isso, não vai ser influenciada pelas equivocadas afirmações feitas, mas que – sabe Davi –, da estratégia principal dos mentirosos contumazes é de que uma mentira acaba virando verdade se contadas muitas vezes.
Mas também vale o adágio popular de que a “mentira tem pernas curtas”, às vezes curtíssimas, como no caso do Estado do Amapá que, com menos de um milhão de habitantes, as mentiras são imediatamente desmascaradas por aqueles que, antes, foram o alvo do mentiroso.
Lendo com atenção a matéria do site percebe-se também que, em todo o seu desenvolvimento, o autor procura atingir a família à qual pertence o senador Davi Alcolumbre, o que acaba por desafiar um costume que ainda prevalece em todo o Estado do Amapá – a valorização exatamente da família.
Apenas aqueles que não se conformam por ser Davi Alcolumbre um amapaense de sucesso nacional, que não seja do seu partido político ou de um partido aliado, acabam por ter as informações inverídicas como instrumento para enfrentar a capacidade política do atual presidente do Congresso Nacional.
Lendo a matéria com cuidado e separando os fatos apontados, nenhum deles tem a ver com a integridade moral de Davi alcolumbre e não atinge o potencial político gerencial que o senador tem mostrado, na prática e em suas decisões, algumas estratégicas e que reacende as esperanças do povo do Amapá.
Outras tentativas de atingir o principal líder político do estado, no momento, serão feitas. Cabe aos amapaenses avaliarem a origem e os objetivos desse tipo de matéria.