O primeiro dia de provo do Enem 2019 cumpriu a promessa do ministro da educação Abraham Weintraub e não tratou de questões consideradas pelo MEC como “ideológicas”.
Temas como racismo e intolerância à população LGBT não foram sequer mencionadas em nenhuma das 90 questões da prova de linguagem, ciências humanas e tampouco na redação que abordou a democratização do acesso ao cinema pelos brasileiros.
A prova de linguagem e suas tecnologias trouxe assuntos importantes como o culto ao corpo perfeito e os problemas de obesidade, bem como as dificuldades de pessoas com deficiência física e como superá-las – em questão que cita uma quadrinista surda e que faz os seus desenhos sem uso de palavras –, a violência contra mulher, situação dos refugiados e os direitos e deveres da liberdade de expressão.
Já na prova de ciências humanas e suas tecnologias, destaca-se uma das primeiras questões que trata da intolerância religiosa, contra religiões de matriz afro-brasileiras.
Nenhuma citação foi encontrada nas 90 questões de linguagem, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. As questões polêmicas não passaram nem perto do exame deste ano.
As provas iniciam às 13h30 e encerram às 19h neste domingo. O 1º dia de provas do Enem são avaliados assuntos relacionados a linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, além da redação.
Ao todo, 42.636 candidatos se inscreveram para as provas de 2019 realizadas em 8 das 16 sedes municipais dos municípios do Estado do Amapá. A maior concentração aconteceu em Macapá com mais de 28 mil e setecentos inscritos, distribuídos em 115 locais de prova com 1.321 salas. O 2º dia de provas está confirmado para o próximo domingo, 10 de novembro.
As notas do Enem são usadas pelos estudantes para ingresso no ensino superior em universidades públicas e privadas em todo o país e em Portugal.
A Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) substituíram os vestibulares pelas notas do Enem para ingresso nos cursos.
A Unifap oferece um acréscimo de 30% nas notas obtidas no Enem para estudantes amapaenses e de 15 municípios do Pará, situados próximo de Macapá.