A posse dos participantes do Projeto Jovem Senador 2019 aconteceu no dia 26 de novembro e o presidente encontrou o grupo no Plenário do Senado.
Davi conversou com os 27 vencedores do concurso de redação. Na mesma sessão, a estudante Laila Cristina de Paiva Soares, do Rio Grande do Norte, foi eleita a presidente da Mesa de trabalhos do programa.
“Sei que para vocês participantes do Projeto Jovem Senador é de grande valor este momento. A vinda a Brasília, os prêmios. Mas para nós, mais importante ainda, é o processo de reflexão exercido por todos aqueles que tomaram conhecimento, redigiram, se candidataram. Esse é o valor que mais buscamos”, disse o presidente do Senado.
Até hoje, sexta-feira, os estudantes conhecerão as regras do processo legislativo e apresentarão, discutirão e votarão sugestões que podem tramitar como projetos de lei.
Neste ano, 21 mil escolas públicas do ensino médio de todo o Brasil participaram do concurso de redação.
Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano. “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” foi o tema de 2019, que reuniu 122.695 redações e mobilizou 264 mil alunos e 8 mil professores.
O programa foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro.
Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano.