A terça-feira gorda de Carnaval cai no dia 25 de fevereiro, portanto o sábado gordo é no dia 22, o domingo gordo dia 23 e 25 o dia da Banda.
Em reunião realizada na sexta-feira, dia 8, gestores municipais e presidentes das agremiações do grupo especial e do grupo de acesso debateram os últimos detalhes para a realização do evento em 2020.
No encontro, foi definido que o edital para abertura da programação, em Macapá, seria lançado ontem, dia 11 de novembro.
Segundo o secretário de Gabinete, Sérgio Lemos, o Município soma esforços para o resgate da festividade. “O resgate do carnaval de Macapá é apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre e pelo prefeito Clécio Luís, que se colocaram à disposição para ajudar as agremiações. Estamos dispostos a realizar o evento da melhor forma possível e devolver à sociedade essa festa cultural, que é carnaval”.
Para ter acesso aos recursos que serão disponibilizados pela gestão municipal, as agremiações deverão se credenciar por meio do edital, além de apresentar seus projetos e prestações de conta. Na ocasião, nove representantes das agremiações e a Liga participaram das decisões – apenas a Escola de Samba Solidariedade não compareceu.
Para o presidente da Escola de Samba Império da Zona Norte, Patrik Willian, a prefeitura abre espaço para o resgate da cultura. “É a primeira vez que vejo uma gestão sentar e se disponibilizar nesse resgate do carnaval, que não é realizado há quatro anos por falta de repasse por parte do Governo Estadual. Esse é o momento que a nossa escola tanto sonhou. As expectativas estão a mil para que possamos desfilar novamente na avenida”, comentou.
Estiveram presentes no encontro o diretor-presidente do Instituto Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial, Maykom Magalhães, diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo, Paulo Brito, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marina Beckman, Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá, Escola de Samba Emissários da Cegonha, Maracatu da Favela, Embaixada Cidade de Macapá, Piratas Estilizados, Boêmios do Laguinho, Piratas da Batucada, Império do Povo, Jardim Felicidade, Unidos do Buritizal e representantes da sociedade civil.