Esta semana foi cheia considerando as decisões jurídicas tomadas. A primeira diretamente relacionada ao Amapá – a condenação do governador Waldez Góes a 6 anos e 9 meses de prisão e perda do cargo. Depois foi a definição do STF, por 6 x 5 de que agora vale a presunção de inocência e suas consequências previstas na Constituição Federal e no Código de Processo Penal Brasileiro. As consequências trouxeram, no seu caminho, a soltura de presos condenados em segunda instância.

PRESTÍGIO
Esta semana a imprensa do sudeste, principalmente, e de Brasília centrou foco no presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), afirmando que, visando ao pleito para o governo em 2022, pretende jogar todo o prestígio político da presidência do Senado federal na eleição municipal de Macapá, ao lançar como pré-candidato o irmão, Josiel Alcolumbre, na disputa pela prefeitura da capital do Amapá. Afirmando que é o que se ouve nos bastidores da política local.

QUER ESTUDAR MECATRÔNICA
Para poder estudar no curso de engenharia mecatrônica, no Rio Grande do Sul, o estudante Pedro Melém, de 18 anos, pretende atravessar o país, do Amapá até o Rio Grande do Sul. Sabe que para isso precisa tirar boas notas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Neste domingo, dia 10, ele e mais de 30 mil alunos encararam o segundo dia de provas. Melém disse que já conhece o estado da região Sul e que está tranquilo para o segundo dia de provas do Enem. Ele cursa o ensino médio no Ifap, e é a primeira vez que ele encara o exame nacional.

SEGUNDO DIA
As provas do 2º dia do Enem, que reúnem questões de ciências da natureza e matemática, aconteceram no domingo, dia 10 de novembro, seguindo os mesmos horários da primeira etapa realizada no dia 3 de novembro. Os portões abriram às 12h, fecharam às 13h, e a aplicação da prova começou, como programado, às 13h30. No Amapá foi registrado uma evasão no primeiro dia (3 de novembro) de 10.362 candidatos. A ausência foi de 24,3%, a 8ª maior do país, segundo os responsáveis pelo exame. Assim como no 1º dia, foram 90 questões de múltipla e escolha.

PEIXE VIVO
Foi grande a procura no sábado, dia 9, pela Feira do Peixe Vivo que chegou à sua 58ª edição. Uma tonelada de pescado foi vendida em menos de três horas no bairro Laguinho, ao preço de 10 reais o quilo, que se mantém desde o início do projeto, implantado pela Prefeitura de Macapá há seis anos. A procura foi intensa para garantir o almoço do fim de semana. Tambaqui e pirapitinga foram os peixes mais procurados. Criados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) é a unidade municipal responsável pelo projeto Peixe Vivo.

NOVAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MACAPÁ
A Prefeitura de Macapá criou, neste ano de 2019, três novas escolas de ensino fundamental no município: a Izabel Negrão, no Zerão; a escola Maria Celes Coutinho, no Ipê; e a Escola Municipal Sandra Tolosa, no Infraero 2. Durante dois dias, a secretária de Educação, acompanhada da equipe técnica da Semed e familiares dos patronos, fizeram uma visita técnica pelas unidades escolares para que eles pudessem conhecer como estão funcionando as instituições de ensino. A primeira escola a ser visitada foi a Izabel Negrão, localizada no bairro Zerão, que atende hoje 532 alunos.