A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap) completa amanhã, dia 14 de dezembro, 29 anos. Apesar de não estar em um dos seus melhores momentos, faltando-lhe, entre outras questões, confiança dos dirigentes nacionais da CNI, do SESI, do SENAI e do IEL, os seus maiores problemas estão dentro da entidade com dirigentes sindicais, de sindicatos filiados, que estão encastelados no cargo ou passaram para descendentes o cargo que o coloca no Conselho de Representantes da Fieap.

NOTA DE CORTE
A mudança introduzida pela reforma eleitoral, o voto na legenda contribui para o quociente partidário, mas não ajuda os candidatos a vereador, individualmente, a alcançar os 10% do quociente eleitoral. Um exemplo: se em determinado município, houve 100 mil votos válidos na eleição, e as cadeiras em disputa na Câmara são 10, o quociente eleitoral é 10 mil.
Nessa hipótese, com a nova regra, o candidato precisa de pelo menos mil votos (10% de 10 mil) para ter chance de se eleger.

É TEMPO DE CELEBRAR
A Prefeitura de Macapá realizou ontem, dia 12, a 7ª edição da Cantata Natalina da rede municipal de ensino na Praça Beira-Rio, em frente ao Trapiche Eliezer Levy, com tema “É Tempo de Celebrar”. São 1.500 crianças de 53 escolas, fazendo coreografadas, apresentando canções natalinas tradicionais, como “Aleluia”, “Noite Feliz”, “Celebrar” e “É Natal”, além da participação especial dos artistas locais como: Amadeu Cavalcante, Hanna Paulino, Ariel Moura e Carlitão (Placa Luminosa).

CARNAVAL 2020
Os representantes da Prefeitura de Macapá, da Liga das Escolas de Samba e das dez agremiações carnavalescas macapaenses se reuniram na segunda-feira, dia 9, no prédio da Prefeitura de Macapá para dar continuidade aos ajustes visando a realização do Carnaval 2020. No encontro os dirigentes confirmaram estar em processo final de preparo da documentação necessária para acessar o recurso previsto no edital. Saíram cientes de que o prazo encerra amanhã, sábado, dia 14 de dezembro.

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO
Devido a dificuldade de caixa pela qual passa a maioria dos Estados brasileiros, os governadores aproveitaram o momento do Forum Nacional dos Governadores para solicitar ao presidente da República um adiantamento aos estados para que houvesse condições de pagar a folha do 13.º salário, cuja segunda parcela vence dia 20 para todos. O Estado do Amapá, que pagou apenas 30% do décimo para os ocupantes de cargo efetivo, está enfrentando dificuldades para atender o pagamento dos funcionários.

60 ANOS DEPOIS
O ramo da família Juarez que tem com ascendentes Raimunda Juarez e Heráclito Juarez, chegou a Macapá no dia 11 de dezembro de 1959 e, naquele dia o governador do Território do Amapá era Pauxi Nunes (PSP), prefeito de Macapá Heitor de Azevedo Picanço (PSD), presidente da República Juscelino Kubitschek (PSD), governador do Pará Laís de Moura Carvalho (PSD), prefeito de Afuá Capitão Eugênio Tavares Ferreira (PSD).