Alguns órgãos de comunicação deixam de tratar notícias importantes por uma insistência comportamental política. O fato mais recente corresponde ao flagra dado nos “brigadistas” que foram flagrados fazendo de queimadas na floresta um modo de extorsão internacional. O setor da imprensa interessada em passar a informação incorreta, apressou em dizer que a ONG WWF é uma organização verdadeiramente interessada em proteger a Amazônia. Quem conhece sabe que, pelo menos aqui no Amapá, a WWF foi sempre interessada em poder.

A MORTE DE GUGU
Foi uma ironia tão triste quanto chocante: no aconchego da nova mansão em Windermere, condomínio na Flórida, onde ricos e famosos buscam uma vida anônima e segura, o apresentador Gugu Liberato sofreu o acidente que o tiraria de cena de forma abrupta, aos 60 anos. Na quarta-feira 20, ao subir ao sótão para arrumar o ar-condicionado, ele teve uma queda fatal de 4 metros de altura. Em 2009, Gugu deixou o SBT rumo à Record. Mais afastado dos holofotes vivia uma vida comum com os três filhos e a mãe das crianças, Rose Miriam.

DAVI NOS ESTADOS UNIDOS
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse na quinta-feira dia 28 de novembro, a empresários brasileiros, em um evento em Orlando, nos Estados Unidos, que “o Brasil começa a receber um sopro renovador para a abertura econômica”. Ele destacou a determinação do Congresso Nacional em busca de reformas que tragam a retomada da capacidade de investimento do Estado brasileiro e a melhoria do ambiente de negócios. Davi, que estava acompanhado dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Kátia Abreu (PDT-TO), ressaltou a importância do diálogo entre o Legislativo e o Executivo para as reformas.

SETE VETOS DERRUBADOS
O Congresso Nacional derrubou sete e manteve um dos 45 dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro à lei que altera as regras para os partidos políticos e para as eleições, sancionada no dia 27 de setembro. A votação ocorreu na quarta-feira, dia 27 de novembro, por meio de cédula eletrônica. Os demais 37 dispositivos vetados da lei ainda serão definidos em votações separadas com registro de voto no painel, em sessão marcada para hoje, dia 3 de dezembro.

EXPECTATIVA DE VIDA NO AMAPÁ
A expectativa de vida de uma pessoa no Amapá, em 2018, alcançou 74,4 anos, segundo pesquisa estimada do IBGE. Isso representa um aumento de dois meses e 12 dias em relação a 2017. Para os homens o aumento foi de 71,6 anos em 2017 para 71,9 anos em 2018, enquanto a das mulheres foi de 76,9 para 77,1 anos. Entre as Unidades da Federação, a maior expectativa de vida foi encontrada em Santa Catarina, 79,7 anos, e a menor no Maranhão, 71,1 anos.

ABUSO DE AUTORIDADE
Durante o Primeiro Encontro da Advocacia Criminal do Amapá, realizado sexta-feira no prédio sede da OAB-AP, pela Abracrim e a própria OAB-AP, foi debatida a questão da redução dos direitos constitucionais e do Código de Processo Penal. A advogada- palestrante, Michele Marie, de Mato Grosso, destacou que o abuso de autoridade está sendo praticado às claras no país, provocando sucessivas violações e afetando os direitos fundamentais do cidadão.