É uma necessidade do serviço de construção. A interdição acontecerá nas madrugadas, de 0h00 a 6h00 nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
As equipes de fiscalização e acompanhamento, pelo lado do Governo, e o engenheiro responsável pelos serviços, pelo lado da empresa, reservaram as madrugadas dos dias 13, sexta-feira; 14, sábado; e 15, domingo, para lançar as vigas de concreto, pré-moldadas, pesando cada uma 22 toneladas e medindo 16,5 metros de comprimento.
A interrupção total do trânsito no trecho da rodovia é necessária para que as equipes, tanto de segurança, como a ocupada no deslocamento dos elementos de concreto, tenham tranquilidade para trabalhar.
A obra de arte faz parte do projeto de duplicação da Rodovia Duca Serra, com largura de projeto de 26 metros e comprimento de 50 metros. Ao final, a ponte receberá 4 pistas de rolamento e integrará a área revitalizada da Lagoa dos Índios, com sinalização especial para veículos motorizados e veículos não motorizados, área de contemplação, acostamento e iluminação conforme definido no projeto.
Para os técnicos, a interrupção do tráfego é necessária para que o guindaste que será utilizado na montagem da base possa manobrar sem riscos, inclusive para terceiros. A interdição será completa, tanto que, nem mesmo os serviços de saúde pública e de segurança pública não terão, a priori, condições de passar pelo local interditado.
Todas as equipes de trânsito, da CTMac, do Detran, do Batalhão Especializado,
estarão controlando o trânsito e procurando minimizar o transtorno que, eventualmente, afete um condutor ou pedestre.