Josiel Alcolumbre – Jornalsita
DRT- 0000399/AP

As datas importantes para uma comunidade jamais deveriam ser esquecidas por aqueles que têm o compromisso de administrar os interesses dessa população, ainda mais quando se trata da verdadeira “certidão de batismo” de unidades da Federação Brasileira que foi emancipada com o argumento de que seria melhor para o povo que escolheu o lugar para ser o seu endereço.
Hoje, dia 17 de dezembro é uma dessas datas que não podem ser esquecidas e que, ao contrário, deve ser popularizada para que haja, da parte dos moradores do local, o prazer em celebrar o momento como se fosse exclusivamente seu.
No dia 17 de dezembro de 1987 foram, por ordem legal, emancipados administrativamente, distritos do município de Macapá, que apresentaram as condições mínimas exigidas pela legislação brasileira.
No final de 1987 já havia uma espera frenética pelo produto que a Constituinte eleita pelo povo preparava para anunciar à Nação. Tratava-se da promulgação da Carta Magna Brasileira que viria a acontecer no dia 5 de outubro de 1988.
Os municípios, resultado da emancipação havida em 17 de dezembro de 1987, estavam sendo administrados por prefeitos pro tempore, durante todo o ano de 1988 e que tinham como principal incumbência preparar o novo município que passaria a ser administrados pelos prefeitos eleitos em 1988 e que assumiriam seus cargos em 1.º de janeiro de 1989.
Santana foi um dos resultados da criação de municípios em 17 de dezembro de 1987. O seu prefeito pro tempore foi Heitor de Azevedo Picanço e o seu primeiro prefeito eleito foi Rosemiro Rocha Freires. A mesma regra valeu para outros novéis municípios como Ferreira Gomes, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
À população desses municípios, que foi arrojada nos primeiros anos, e que sabe que precisa ainda de muito trabalho para que os respectivos prefeitos atinjam as metas desejadas pela população.
Parabéns!