A partir de hoje, 6 de dezembro, passam a receber os R$ 500,00, por conta ativa ou inativa, do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, os nascidos em setembro e outubro. Fica faltando apenas o pagamento para os nascidos em novembro e dezembro que passam a receber a partir do dia 18 de dezembro. Quem tem poupança na Caixa já recebe o dinheiro diretamente na poupança. Quem tem conta-corrente no banco pode autorizar o depósito e receberá em até 20 dias.

TEMPO DA CHUVA
Está se aproximando período do ano que mais chove em todo o Estado e, especialmente em Macapá. As poucas obras que estão sendo realizadas são de responsabilidade da Prefeitura de Macapá ou da Secretaria de Segurança do Estado. Todas financiadas com recursos extraorçamentários e que exigem contrapartida do ente convenente. Por incrível que possa parecer, essa contrapartida ainda é um dos maiores entraves que precisam ser superados a cada contrato.

DRAMA NA VÁRZEA
Os passageiros que vinham em uma embarcação de madeira de Belém para Santana passaram por um perrengue que não contavam. No percurso entre Belém e Santana o motor do barco entrou em pane e houve um princípio de incêndio, logo dominado. À deriva, o barco-motor acabou sendo levado para os arbustos da margem de um dos furos da ilha de Marajó. O socorro veio por meio de um empurrador de aço que, durante a manobra teve que enfrentar maresias que assustaram os passageiros devido os choques entre as duas embarcações.

2.ª FASE DA OPERAÇÃO MIRÍADE
A Polícia Federal deflagrou a 2.ª fase da Operação Miríade para cumprir 17 mandados de busca e apreensão na quarta-feira, dia 4 de dezembro. Os alvos da operação eram servidores públicos das cidades de Macapá e Santana, suspeitos de participação em um esquema corrupção na concessão de títulos de terras públicas da União. De acordo com as investigações, a organização criminosa usava “laranjas” para obtenção de processos de regularização fundiária e registro no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF).

A BEBÊ SIBELE
Ainda repercute a morte do bebê em Cutias, Sibele Thayabe Mira Ferreira, de 2 anos de idade, que morreu após ser esmagada por um guarda roupa. O móvel caiu sobre a criança, segundo os pais relataram à polícia. O acidente aconteceu na terça-feira, dia 3 de dezembro, no início da manhã, às 8h40. A criança chegou a ser socorrida e levada até o Hospital de Emergência de Macapá, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A remoção do corpo foi feita por volta de 13h55.

A HISTÓRIA DAS FESTAS DE NATAL
A história das festas de Natal remonta a comemorações que nada tinham a ver com o Natal. Trata-se de uma homenagem à data de “nascimento” do deus persa Mitra, que representa a luz e, ao longo do século 2, tornou-se uma das divindades mais respeitadas entre os romanos. A história do Natal, como hoje é conhecida, começa há muitos anos, pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus.