A retirada do lixo, além de dar um aspecto diferente para aquele importante canal, ainda muda a paisagem do bairro.
A Prefeitura de Macapá executou serviços de roçagem mecanizada, capina manual, remoção de lixeiras viciadas e retirada de lixo e vegetação do leito das áreas de entorno do canal, localizado na Avenida Hugo Alves Pinto, Perpétuo Socorro, desde o dia 6 de dezembro.
Os trabalhos de limpeza na rede de drenagem urbana são feitos durante todo o ano, mas são intensificados no período de chuvas mais frequentes e intensas.
De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística em exercício, Carlos Madeira, os serviços fazem parte do Planejamento de Inverno do Município.
“A retirada do lixo do leito do canal é justamente para diminuir a poluição visual. Além de plásticos, vegetação e ferro, tem o material orgânico que fornece comida para ratos e mosquitos que causam doenças. Com a remoção desses resíduos, as águas das chuvas escoam com mais facilidade pelas galerias, evitando inundações e transbordamento dos canais”
O autônomo Francisco Ferreira das Chagas ressaltou a relevância dos serviços.
“Ficará muito bom, pois o acúmulo de lixo causa sujeira e mau cheiro. A prefeitura sempre limpa esse canal, mas, infelizmente, pessoas de outros bairros jogam lixo na beirada do canal. Nós sempre denunciamos, mas insistem em jogar, mesmo com as denúncias”.
Para denunciar descarte incorreto de lixo em vias públicas, nas bordas ou nos leitos dos canais, mato alto e formação de lixeiras viciadas, a população pode acionar o contato da Semur, que é o 99970-1078.