Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT – 0000399/AP

Nesta edição de sexta-feira, dia 27, o Jornal Aqui Amapá apresenta uma retrospectiva de alguns dos muitos fatos ocorridos em 2019, um trabalho da equipe de registro de dados do jornal, com a proposta de apresentar, de forma resumida, um conjunto de dados importantes, alguns dos quais entrará para a história recente do Estado do Amapá.
Foram 12 meses de muito dinamismo na política e na administração. Desde o primeiro dia de janeiro, quando assumiram os cargos para os quais foram eleitos o presidente da República e seu vice, o governador do Estado e seu vice, que a população queria modificações nos procedimentos até então adotados e que era tão esperado pelo eleitor brasileiro.
No começo de fevereiro, também em Brasília e Macapá, assumiram os seus respectivos cargos os senadores e os deputados federais, em Brasília e os deputados estaduais em Macapá, para logo em seguida elegerem os presidentes da Mesa Diretora de cada uma das casas do Poder Legislativo.
Aqui em Macapá, a novidade passou longe também da presidência da Assembleia Legislativa, que reconduziu Kaká Barbosa para o cargo de Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá; em Brasília, na Câmara dos deputados estava tudo dominado e Rodrigo Maia foi reconduzido para mais um mandato como presidente da Mesa da Câmara dos Deputados. Ficou para a presidência da Mesa do Senado a disputa histórica entre o novo: senador Davi Alcolumbre, e o velho senador Renan Calheiros e outros.
No começo ninguém apostava na possibilidade de Davi vencer a eleição e, não só venceu a eleição, como acabou com a disputa logo no primeiro turno, quando formou maioria absoluta, obtendo 42 votos dos 81 possíveis.
No mais apresentamos o desenrolar cronológico dos acontecimentos que marcaram o ano pré-eleitoral, pois, em 2020 estão marcadas as eleições municipais.