Virgílio Vieira, supervisor do Programa Justiça Itinerante, ressaltou a integração na última ação do programa Justiça Itinerante em 2019, na versão fluvial, que ocorreu no arquipélago do Bailique, de 2 a 6 de dezembro. “Foi a mais completa no que se refere à presença dos órgãos que compõem o Sistema de Justiça, com delegado de polícia, defensor público, promotor de justiça, conselheiros tutelares, assistentes sociais”, disse.
De acordo com o supervisor, “a presença de uma autoridade policial, que solicita medidas, e de imediato é atendida pelo juiz, como busca e apreensão, prisão em flagrante, audiências de custódia, tudo no mesmo dia, foi inédito no programa”.
Virgílio destacou também que as autoridades receberam denúncias de venda de bebidas alcoólicas para menores, “com apuração imediata dos fatos e pedido cautelar expedido na mesma ocasião contra os infratores. Isso faz com que a comunidade sinta de forma presente os efeitos da Jornada”, relatou.
“Observamos também como destaque a visita do Ministério Público e da Defensoria Pública nas escolas, buscando auxiliar a comunidade na solução de seus conflitos”, destacou Virgílio.
Para o supervisor, outro avanço visível é o crescimento do projeto “S.O.S. Bailique”, que arrecada e distribui donativos para as famílias de baixa renda. “Nesta edição direcionamos para brinquedos e cestas básicas. Além dos projetos que envolvem esportes como futebol e artes marciais, que tem o apoio da Vara da Infância e da Juventude – Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas”, relatou.
A primeira jornada de 2020 já está com data definida e será de 1º a 6 de março. A Corregedoria Geral do TJAP já aprovou o calendário, que será divulgado logo no início do ano.