Os pré-requisitos e outras informações importantes constam do edital publicado com aquele objetivo.
Desde o dia 14 de dezembro estão abertas e se estendem até domingo, dia 22 de dezembro, as inscrições para seleção de novos alunos para o ano letivo de 2020, em três escolas públicas de gestão compartilhada com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, em Macapá e Santana.
As escolas militares representam um dos poucos avanços na educação no Estado do Amapá, implantando outra filosofia comportamental sem grandes alterações no processo ensino-aprendizagem.
São 320 vagas destinadas às turmas de 6º ano do ensino fundamental. Deste total, 70% das vagas serão preenchidas por quem mora no mesmo bairro da escola ou no entorno. As vagas foram divididas da seguinte maneira:
Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco (PM): 105 vagas, sendo 74 para moradores dos bairros Área Portuária e comunidade do Ambrósio, em Santana;
Escola Estadual Professor Antônio Messias G. da Silva (PM): 105 vagas, sendo 74 para moradores dos bairros Zerão e Universidade, em Macapá;
Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral (CBM): 110 vagas, sendo 77 para moradores dos bairros Pantanal, Renascer 1 e 2, Canal do Jandiá e São Lázaro, em Macapá.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem esclarecendo que não serão ofertadas novas vagas para os 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, e 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, pois elas são ocupadas pelos próprios estudantes das escolas.
Caso haja transferências escolares de qualquer ano ou série, as vagas serão disponibilizadas no período da pré-matrícula da rede pública de ensino.
Além da reserva de 70% das vagas para quem mora próximo da escola, também há 10% das vagas destinadas a estudantes portadores de necessidades especiais.
O processo é realizado em 6 fases. Confira:
1ª fase – Inscrição: pelo site www.escolapublica.ap.gov.br, de até o próximo domingo, dia 22 de dezembro;
2º fase – Entregar, até o 23 dezembro, documentos e ficha de inscrição, das 9h às 17h30, na escola onde pretende estudar;
3º fase – Análise documental, até 30 de dezembro. A relação nominal preliminar dos habilitados a participarem do sorteio será afixada no quadro das escolas e publicada no site da Seed.
4º fase – Interposição de recurso, de 2 a 3 de janeiro de 2020, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A relação final será divulgada no dia 8 de janeiro de 2020.
5º fase – Sorteio presencial na quadra das escolas, com abertura dos portões às 8h, fechamento às 9h30 e sorteio às 10h30. Na escola Afonso Arinos será no dia 11 de janeiro, e na Antônio Messias e Risalva Freitas do Amaral acontecerá em 18 de janeiro.
6º fase – Divulgação da lista definitiva dos candidatos sorteados no site da Seed e nas escolas, a partir do dia 13 de janeiro. As matrículas acontecem de 21 a 24 de janeiro.